A diabetes é uma doença autoimune preocupante. A OMS prevê um aumento nos casos de diabetes no mundo todo. Você sabia que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 9% da população mundial tenham diabetes e que em 2035 ela seja a 7° causa de mortes no mundo?
Muita gente não sabe, mas dois hábitos relativamente simples podem ajudar a não entrar nessa estatística. Especialistas consideram que a junção de uma dieta adequada e exercícios físicos podem reduzir em 60% o risco de adquirir a doença.
Atividade física –
Podem ser feitas sem restrições para a maioria das pessoas, sempre com aconselhamento profissional. O importante é a rotina de exercícios, os mais indicados para o controle dos níveis de glicemia, são: caminhada, dança, hidroginástica, corrida, natação, ciclismo em intensidade moderada.
Alimentação –
Algumas recomendações nutricionais são recomendadas para todas as pessoas, como forma de prevenção, incluindo para quem já confirmou o diagnóstico da doença.
O ideal é ingerir alimentos em quantidade moderada e fazer três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) intercaladas com pequenos lanches, dando preferência aos alimentos ricos em fibras e nas versões integrais.
“Um plano nutricional individualizado, considerando características como idade, nível de atividade física, peso, altura, o uso ou não de hipoglicemiantes e insulina é imprescindível para prevenir, tratar e controlar a doença”, destaca a endocrinologista do Hospital do Coração de São Paulo, dra. Laura Frontana.
O que comer?
É uma pergunta comum. Muita gente se pergunta isso, devido a variedade de alimentos disponíveis no mercado.
Destacamos aqui que você deve se manter longe dos alimentos ultra processados, ricos em sódio e também com altos níveis de açúcar.
Veja a seguir uma sugestão de alimentos que contribuem para o controle do diabetes e podem ser consumidos nas refeições diárias.
A dica aqui é buscar sempre incluir um alimento de cada grupo e variar as combinações. Lembrando sempre de consumir pequenas porções em cada refeição. Vamos lá então:
Carboidratos –
- Café da manhã:
Cereais matinais sem açúcar;
Pães, torradas e biscoitos integrais;
Aveia.
- Lanche:
Biscoitos integrais sem açúcar;
Barrinhas de cereais sem açúcar.
- Almoço/ jantar:
Arroz ou macarrão integral.
Vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes –
- Café da manhã:
Frutas;
Sucos naturais (fruta diluída em água).
- Lanche:
Frutas;
Sucos naturais (fruta diluída em água);
Frutas secas.
- Almoço/ jantar:
Folhas (alface, rúcula, agrião);
Legumes (crus, refogados, cozidos).
Proteínas –
- Café da manhã:
Leite e iogurte desnatado light ou diet;
Queijo minas, ricota ou cottage.
- Lanche:
Iogurte desnatado light ou diet.
- Almoço/ jantar:
Ovos;
Carnes magras (alcatra, filé mignon, lagarto);
Aves e peixes (assados, cozidos, grelhados ou ensopados).
Gorduras –
- Café da manhã:
Castanhas (nozes, avelã, amêndoas).
- Lanche:
Castanhas (nozes, avelã, amêndoas).
- Almoço/ jantar:
Azeite de oliva.
Fonte: Drauzio Varella