Diarréia merece atenção

A diarreia pode ocorrer por problemas como infecções ou inflamações no intestino, mal uso de algum medicamento, alergia, intolerância alimentar, estresse, ansiedade ou em casos mais graves como um câncer intestinal.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), morrem em média 15 crianças com diarreia no Brasil. Seu principal risco a curto prazo é a desidratação, e para reverter esse quadro, é necessário beber de 2 a 3 litros de água por dia.

Trazemos para vocês uma receita de  soro caseiro retirada do site do Dr. Dráuzio Varella:

  • Em 1 litro de água mineral, filtrada ou fervida (mas já fria), misture 1 colher de sopa de açúcar (20 g) e 1 colher de café de sal (3,5 g). Mexa bem e ofereça ao doente ou beba em colheradas ao longo do dia.

Observações:

  • Tome bastante líquido (cerca de 2 a 3 litros por dia). Dê preferência ao soro caseiro ou a bebidas que contenham sódio e potássio, como água de coco. É importante ingerir de 50 a 100 mL (meio copo americano) de líquido depois de cada ida ao banheiro.
  • Caso o paciente ainda seja lactente, mantenha o aleitamento materno. Pessoas de outras faixas etárias devem manter a alimentação, mas evitar alimentos gordurosos e com resíduos, como bagaço de frutas e salada.
  • Lave bem as mãos depois de usar o banheiro e antes das refeições;
  • Preste atenção às crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas, pois eles desidratam mais depressa, às vezes em um dia só.
  • Se você possui alguma doença crônica, ou se os sintomas persistirem após dois dias, busque um médico para saber qual é a melhor solução para seu caso.

Fontes:  Dráuzio Varella / Tua Saúde

Share Button

Você pode gostar...