A obesidade é uma condição que pode ser evitada/controlada por meio de mudanças no hábito alimentar e, claro, no estilo de vida do indivíduo.
Veja algumas dicas para uma Alimentação Saudável e Equilibrada
Manter uma alimentação saudável é fundamental para manter o organismo funcionando bem, evitar doenças e manter o corpo e a mente em equilíbrio.
O vice-presidente de Saúde e Odonto da Sulamérica alertou que uma alimentação saudável é fundamental para manter o organismo em pleno funcionamento e evitar doenças, além de manter corpo e mente sã.
É importante:
▪ dar importância a alimentos frescos
▪ evitar temperos industrializados
▪ evitar carnes embutidas
▪ evitar produtos com altos índices de sódio
Para substituir os lanches industrializados durante o dia, o consumo de frutas e oleaginosas é recomendável para manter a energia.
Outra dica é ler a embalagem dos produtos que serão consumidos, além de pesquisar a composição do mesmo.
A atenção nessas informações são importantes pois muitos alimentos consideráveis saudáveis, na verdade, estão cheios de sódio, corantes, açúcar, conservantes e gorduras saturadas. Esse é o caso, inclusive, dos sucos de caixinha, barrinhas de cereais, peito de peru, bolachas integrais e temperos prontos.
Vale ressaltar que os ingredientes que aparecem primeiro nos rótulos dos produtos são os que estão presentes em maior quantidade naquele produto.
De acordo com a OMS, a quantidade de açúcar livre não deve passar de 10% do consumo diário de energia de uma pessoa. No entanto, a entidade também indicou que novos estudos demonstram que a redução para menos de 5% proporciona benefícios ainda maiores para a saúde.
5 Alimentos que mais enganam o consumidor
▪ Sucos de Caixinha
Também chamados de néctar da fruta, eles têm tanto açúcar quanto o refrigerante, além de sódio e corantes em excesso. Opte por sucos naturais.
▪ Barrinhas de Cereais
Apesar de muitas conterem ingredientes como a aveia, a maioria é rica em açúcar, sódio, cereais refinados e conservantes. Uma opção é fazer a barrinha de cereais em casa.
▪ Peito de Peru
Contém muito sódio, gorduras e conservantes. Opte pelo frango desfiado, peixe defumado ou queijo magro.
▪ Bolachas “Integrais”
Contém mais farinhas refinadas do que integrais, além de sódio, açúcares e gorduras saturadas. Iogurtes desnatados e castanhas são boas opções.
▪ Temperos Prontos
Contém níveis de sódio, corantes e outras substâncias químicas prejudiciais à saúde. Prefira ervas frescas e naturais.
Obesidade
A Obesidade é uma das principais complicações resultantes da alimentação inadequada. Caracterizada pelo excesso de gordura corporal e considerada fator de risco para doenças cardiovasculares, depressão, hipertensão, diabetes e mais.
No Brasil, 56,8% dos brasileiros estão acima do peso e, destes, 18,9% são obesos.
Por meio de mudanças no estilo de vida, adotando uma alimentação equilibrada, acompanhamento profissional da saúde, e a prática de atividades físicas, é possível se manter no peso ideal.
Planejar o preparo das refeições com antecedência, combinar adequadamente os itens que serão ingeridos, cozinhar de forma que os nutrientes sejam mantidos, evitar alimentos ultraprocessados e substituir a versão refinada dos alimentos por integral são práticas eficazes para uma nutrição saudável.
Fonte: https://bit.ly/2OtIVM0