Distúrbios da Tireoide: Saiba mais.

glândula da tireoide

A tireoide é uma glândula em formato de borboleta que fica na parte da frente do pescoço e tem papel fundamental nos processos fisiológicos de todo o corpo.

Sobre a glândula da tireoide

É uma glândula que atua na regulação do metabolismo das pessoas. Ela é responsável pelo desenvolvimento e crescimento do cérebro, mantém as funções vitais do corpo como respiração, digestão.

Além disso, essa glândula garante o bom funcionamento de vários órgãos, ao produzir os hormônios denominados triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), que são como combustíveis das células do nosso organismo.

A falta ou o excesso de produção da T3 e T4 podem fazer com que a tireoide produza esses hormônios em excesso ou em pouca quantidade, causando o hipertireoidismo ou hipotireoidismo.

➡ De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, aproximadamente 10% das mulheres acima de 40 anos e 20% das acima de 60 anos manifestam alguma complicação da glândula. Nos homens, é mais comum desenvolver hipotireoidismo a partir dos 65 anos, apesar de poder ser desenvolvida em qualquer idade. ⬅

Atenção para as fórmulas que ajudam no emagrecimento

Segundo a endocrinologista do Centro Médico doo Hospital Pró-Cardíaco, é importante ressaltar sobre o uso exagerado de fórmulas para emagrecimento manipuladas com esse hormônio, que são usadas para acelerar o metabolismo, além do uso exagerado de exames sem indicação.

Sintomas do hipertireoidismo

O hipertiroidismo é quando a tireoide produz hormônio em excesso. Dentre os sintomas, estão:
▪ perda de peso
▪ alteração de apetite
▪ taquicardia
▪ ansiedade
▪ intolerância ao calor
▪ fadiga

Sintomas do hipotireoidismo

Ao contrário do caso acima, o hipotireoidismo é quando a tireoide não produz hormônio suficiente. Dentre os sintomas, estão:
▪ lentidão no metabolismo
▪ ganho de peso
▪ cansaço
▪ lentidão no funcionamento do intestino
▪ sonolência
▪ anemia

➡ O nível deste hormônio é tão importante que já se é examinado isto no teste do pezinho, no sétimo dia de vida do bebê. Outros grupos que são indicação para a realização do exame de dosagem do TSH são gestantes, pessoas acima de 35 anos, pessoas que já passaram por cirurgia de pescoço ou tireoide ou tratamento de radiação e indivíduos com história prévia de doença na glândula ou com sintomas de disfunção. ⬅

Doenças da Tireoide

O mau funcionamento da glândula pode causar problemas em órgãos importantes como coração, cérebro, fígado e rins.

Hipertireoidismo
Desenvolve quando há uma produção excessiva dos hormônios da tireoide – T3 e T4. A causa mais comum é a Doença de Graves, que faz com que o sistema imunológico produza anticorpos que estimulam a glândula. O excesso de iodo presente em alguns medicamentos também pode acarretar no hipertireoidismo.

Hipotireoidismo
Desenvolve quando há uma queda na produção dos hormônios da tireoide T3 e T4. Muitas vezes é causado por uma inflamação conhecida como “Tireoidite de Hashimoto”, relacionada à falta ou ao excesso de iodo na dieta. A doença também ocorre após cirurgia de retirada da tireoide, após tratamento com iodo radioativo ou com radioterapia na região do pescoço.

Câncer de tireoide
O histórico de radiação na região do pescoço e de casos deste tipo de câncer na família são fatores de risco para que se desenvolva o tumor. A grande maioria dos nódulos de tireoide é benigna, mas quando são muito grandes ou estão associados ao aumento dos gânglios linfáticos e/ou à rouquidão, aumenta-se a suspeita de um tumor maligno na tireoide.

É importante, caso esteja dentre de um dos grupos de indicação, que procure um médico para que toda as prevenções sejam feitas. Além disso, sendo detectada qualquer tipo de suspeita, a procura de um especialista é indispensável. Seja saudável, cuide de sua saúde.

Share Button

Você pode gostar...