Chata e incômoda, a dor nas costas é um mal da maioria da população. O problema é que muitos a encaram como parte de sua rotina, como uma dor comum, não estudando o motivo e a sua origem. Essa atenção no inicio da dor é fundamental, e pode evitar a evolução de doenças mais graves no futuro.
E quando eu devo começar a me preocupar com os sintomas? A lombalgia, por exemplo, costuma dar os primeiros sinais a partir dos 25 anos e pode indicar desde simples contraturas, até casos mais graves, como tumores e traumas. Alguns sinais de dores devem ser alertas para conseguir identificar uma alteração na coluna, como: como dores nas costas ao acordar, ao escovar os dentes, ao dirigir, ao usar sapatos de salto alto, após exercícios físicos ,dor noturna, perda de peso (sem estar fazendo regime), dor em regiões já magoadas.
É claro que não é todo incomodo que vai originar alguma doença, mas devemos interpretar que, todo o alerta que o nosso corpo dá é um aviso de algo pode não estar indo bem, é uma forma de chamar a sua atenção.