Após o período de confinamento, muitas pessoas perceberam que cada vez mais evidências sugerem que espaços verdes podem reduzir o estresse, revigorar o humor, melhorar a concentração e até estimular nosso sistema imunológico. Sua frequência cardíaca diminui, você se sente mais calmo e seu pensamento fica mais claro. Passar mais tempo em áreas verdes pode ter um impacto duradouro em sua saúde e bem-estar, reduzindo até o número de visitas ao médico.
Um estudo recente no Reino Unido envolvendo cerca de 20 mil pessoas descobriu que aqueles que passavam pelo menos duas horas por semana em uma área verde eram significativamente mais propensos a relatar boa saúde e maior bem-estar psicológico.
Já no Japão, os cidadãos de Tóquio, uma das cidades mais urbanas do mundo aderiram a “Shinrin-yoku”, a técnica que significa “banho de floresta”, e consiste em abdicar de alguns momentos da vida social diariamente para ficar em contato com a natureza buscando meditação e relaxamento.
Mas, se frequentar parques está fora do seu alcance diário, não se preocupe! Separamos algumas dicas para aumentar o seu contato com a natureza diariamente e melhorar a sua saúde. Confira:
- Plantinhas na mesa – O trabalho é, muitas vezes, a maior fonte de ansiedade da nossa rotina e sobre este ambiente não é possível ter muito controle. Se você trabalha em algum escritório e tem uma mesa, aproveite esse benefício e cuide de uma planta. Elas são ótimas companheiras e dão um ânimo a mais na rotina. Lembre-se de escolher espécies resistentes e fáceis de cuidar.
- Explore seu bairro – Outra maneira de ficar próximo da natureza é dar uma olhada no bairro e ver onde existe um cantinho com um pouco de verde. Às vezes ele está em uma rua mais arborizada ou até em uma praça.
- Deixe sua casa mais verde –Ao contrário do local de trabalho, na sua casa você é que manda. Existem milhares de espécies de plantas que podem ser cultivadas tanto em casas como em apartamentos e dependendo da condição de luz que sua residência recebe, dá para escolher uma planta sob medida.
- Parques e bosques – Não esqueça dos espaços verdes da sua cidade, por mais que não sejam tão próximos da sua casa. O importante é tentar encaixar visitas durante os dias úteis e, quando não for possível, aproveitar os finais de semana pertinho da natureza.
- Viaje – Sabe aquele feriado prolongado que você não planejou nada? Aproveite a folga e escolha um destino no campo, talvez um hotel fazenda. Para muitos cidadãos urbanos o contato com a natureza de verdade é quase um tabu e esse tipo de viagem acaba gerando muito conhecimento e experiências novas.