A drenagem linfática é uma técnica que ajuda o corpo a se livrar de excesso de líquidos.
Benefícios da Drenagem Linfática
É uma técnica que ajuda o corpo a se livrar do excesso de líquido. De acordo com o diretor da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular Marcelo Moraes, a drenagem é uma ferramenta super importante quando o indivíduo está muito inchado.
Feita com toques leves, a drenagem ativa o sistema linfático, colocando o líquido que extrapolou do sistema circulatório no caminho certo para ser eliminado na urina.
A instrumentadora Cristiane Bridi faz drenagem linfática toda semana há 12 anos e relata que ‘quando comecei estava preocupada com a retenção abdominal, mas fui percebendo que ela trazia benefícios para outras partes do corpo’. Para Cristiane, o incômodo causado pelo inchaço surgiu durante a gestação, um dos períodos em que a mulher retém mais líquido e como trabalha em uma profissão em que necessita ficar em pé por muitas horas, virou aliada da técnica.
Para garantir os benefícios, a drenagem tem uma intensidade e uma ordem particular e específica. O sistema linfático é como uma via com fluxo intenso e para que o trânsito funcione é necessário que os carros da frente saiam para que os de trás possam passar.
Para quem é indicado
Apesar de ser uma técnica com muitas vantagens, a drenagem não é para todo mundo.
Quem possui algum tipo de risco vascular, como: insuficiência cardíaca, trombose ou hipertensão descompensada, não deve fazer! Assim como pessoas com alguma infecção, já que há risco de as células infecciosas caírem no sistema linfático e se espalharem pelo corpo.
Em relação as grávidas, existe apenas uma restrição até os três meses de gestação, depois disso, pode ser feita tranquilamente, sempre com orientação médica.
Fonte: https://glo.bo/2FAomwq