Se você tem rinite alérgica, provavelmente conhece esses sintomas bem. Eles incluem coceira no nariz e nos olhos, espirros frequentes, especialmente de manhã e à noite, nariz escorrendo e dificuldade para respirar pelo nariz. Esses sintomas podem ocorrer mesmo quando você não está resfriado. Ambientes empoeirados, ácaros, mofo, cheiros fortes, como perfumes e produtos de limpeza, pelos de animais e polens são alguns dos gatilhos das crises de rinite. E o que a primavera e o El Niño têm a ver com isso tudo?
Pois bem, quando o tempo muda de uma estação para outra, e as temperaturas variam, isso, junto com um fenômeno climático de águas quentes, mais umidade e calor, faz com que coisas que causam alergia, como pólen e mofo, aumentem. Esses fatores contribuem para a irritação da mucosa nasal e, consequentemente, o desencadeamento de crises respiratórias, entre elas a rinite.
Vale lembrar que a primavera é uma estação conhecida pelo aumento da concentração de pólen no ar, principalmente no Sul do País. Portanto, a irritação no nariz tende a aumentar e muito.
Quando o El Niño e a primavera coincidem, a combinação desses fatores pode resultar em uma temporada particularmente desafiadora para os indivíduos com rinite alérgica. Com a piora significativa dos sintomas, a qualidade de vida e a produtividade dessas pessoas pode ser afetada.
Como amenizar a rinite alérgica
Você pode fazer coisas para prevenir e tratar alergias. Um médico especializado pode te ajudar com o tratamento certo e te dizer como evitar coisas que causam alergia. Também é importante ficar de olho no clima e nas mudanças de estação, assim você pode se preparar para épocas difíceis. Listamos abaixo algumas dicas que podem ajudar a prevenir as crises de rinite:
- Colchões e travesseiros devem ser colocados dentro de capas impermeáveis aos ácaros;
- Evite tapetes, carpetes, cortinas e almofadas, especialmente nos dormitórios;
- Dê preferência aos pisos de cerâmica, vinil e madeira e às cortinas do tipo persiana ou de material que possa ser limpo com pano úmido;
- Passe pano úmido diariamente na casa ou use aspirador de pó com filtros especiais (HEPA) 2 vezes na semana;
- Evite banhos extremamente quentes e oscilação brusca de temperatura, assim como a inalação de odores fortes como perfume, aromatizador de ambiente, incenso e cigarro.
Problema comum
A rinite alérgica não é contagiosa, e ela pode ser passada de pais para filhos. Cerca de 26% das crianças e 30% dos adolescentes têm rinite alérgica, de acordo com um estudo. Se ambos os pais têm alergias, há uma chance maior, entre 50% e 70%, de que o bebê também desenvolva a doença.
Para evitar espirros e manter uma boa saúde durante a estação de flores e o El Niño, é importante adotar medidas preventivas.
Fonte: Saúde Abril