Endometriose: como tratar?

Endometriose é uma afecção inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.

Trata-se de uma doença crônica, sinônimo de dor para muitas mulheres. Doença de diagnóstico demorado, ela tem como principal características cólicas fortíssimas, fluxo menstrual intenso e dor durante a relação sexual.

Mulheres mais jovens podem valer-se de medicamentos que suspendem a menstruação: a pílula anticoncepcional tomada sem intervalos e os análogos do GnRH. O inconveniente é que estes últimos podem provocar efeitos colaterais adversos. Ela regride espontaneamente com a menopausa, em razão da queda na produção dos hormônios femininos.

Lesões maiores de endometriose, em geral, devem ser retiradas cirurgicamente. Quando a mulher já teve os filhos que desejava, a remoção dos ovários e do útero pode ser uma alternativa de tratamento.

Diante da suspeita de endometriose, o exame ginecológico clínico é o primeiro passo para o diagnóstico, que pode ser confirmado por exames laboratoriais e de imagem.

Fonte: Drauzio Varella – UOL  

Share Button

Você pode gostar...