Exames preventivos dos olhos podem evitar doenças graves

Realizar exames de prevenção periodicamente é primordial para manter uma vida saudável. Entretanto, até mesmo as pessoas que costumam fazê-los acabam se esquecendo de cuidar de uma parte muito importante do corpo, os olhos.

Geralmente, recorremos ao oftalmologista quando estamos enxergando mal ou quando ocorre uma enfermidade pontual e isso não deve ser assim. Ir ao médico anualmente para realizar exames oftalmológicos é a única maneira de evitarmos o agravo de uma possível doença. Existem pessoas que costumar ir ao optometrista só para saber o grau dos óculos ou compram em feiras e camelôs. Isso é arriscado porque lá elas não conseguem descobrir uma doença na vista, um glaucoma, por exemplo. Tem gente que passa anos só trocando o grau e quando se dá conta perdeu parte da visão. Ai quando recorre ao oftalmologista já é tarde. O quanto antes descobrir mais chance tem de tratar.

Problemas como miopia, astigmatismo e hipermetropia aparecem espontaneamente e prejudicam a visão. Esses erros de refração devem ser corrigidos adequadamente porque a não correção pode causar cansaço visual, dor de cabeça, mal-estar, entre outros sintomas. Por isso, é preciso visitar o oftalmologista anualmente. Para as pessoas que já conhecem seus problemas de visão ou que já passaram dos 40 anos, o ideal é fazer consulta a cada seis meses.

Alguns cuidados fundamentais:

A primeira coisa que não devemos fazer é passar a mão nos olhos, pois podemos infectá-los. A conjuntivite é exemplo de inflamação porque levamos a mão suja nos olhos. Por isso também devemos evitar passar toalhas de banheiros coletivos no rosto. O correto é usar lenço de papel.

Colírios – Muitas pessoas usam colírio só para lubrificar os olhos quando os sentem secos ou quando sentem alguma ardência e usam um recomendado por um conhecido. Os oftalmologistas alertam que eles não devem de maneira alguma ser utilizado sem prescrição médica: não faça uso de colírios sem indicação médica. Tem colírio que as pessoas usam para limpar a vista e acham que não tem problema nenhum, existem colírios que podem até perfurar a córnea ou causar glaucoma.

Óculos de sol e lentes de contato
– O uso de óculos escuros é fundamental para proteger a visão da claridade. Mas quando usamos a lente escura os raios luminosos entram em maior quantidade e expõem mais a retina aos efeitos diversos da radiação. Então, o melhor e o mais seguro usar óculos que tenham o selo da proteção ultravioleta.
Quem usa lentes de contato deve dar atenção especial à limpeza das lentes, e ao uso continuado dentro dos prazos estabelecidos. Quando isto não é feito, pode haver a proliferação de bactérias dentro dos olhos, causando infecções que podem ser graves.

Fonte: Blog da Saúde/Ministério da Saúde

13/12 – DIA DO CEGO

Share Button

Você pode gostar...

Deixe um comentário