Estamos em uma época em que as redes sociais impactam diretamente nossas vidas e muitas vezes fazem-nos pensar que a autoconfiança é a única escapatória de nossos problemas.
O impacto das redes sociais
O otimismo tornou-se um requisito básico para se existir. Ninguém compartilha insegurança, sentimentos negativos e o desânimo é visto como fraqueza. A tristeza e as frustrações do dia a dia são sufocados, na tentativa de se adequar aos padrões emocionais que são impostos. A estabilidade emocional, o “corpo perfeito” e a realização profissional idealizada apenas não chegam, e as expectativas que são criadas pelas pessoas se tornam cada vez mais duras.
Alcançar a perfeição em todos os aspectos da vida, acaba sendo uma tarefa angustiante. Quando se entende que não é necessário ser imbatível e nem atender a todas as demandas internas e externas, torna-se mais fácil conviver com a pessoa que vemos no espelho todas as manhãs.
Se aceitar não é um processo simples. O desenvolvimento da autoaceitação acontece por meio de pensamentos e práticas diárias que, aos poucos vão trazendo um maior repertório emocional.
Exercícios para fazer as pazes com o espelho
▪ Terapia do espelho
Observando a própria imagem, comece a entrar em contato com suas limitações e habilidades, refletindo sobre o quanto estes aspectos influenciam sua vida. Questione cada uma dessas áreas, indagando se você está satisfeito com elas, e se pode fazer algo para melhorá-las. Para quem busca uma maneira de iniciar o processo de autoconhecimento, a terapia do espelho representa um início confortável.
▪ O diário do elogio
Pegue um caderno e comece a escrever seus pontos positivos. As qualidades listadas não precisam ser complexas. Reflita sobre pequenos comportamentos que tornam sua rotina mais agradável. Quando nos esforçamos para enxergar aspectos positivos de nossa identidade, retiramos o foco do pessimismo.
▪ Desapegue do controle constante na rotina
Pensar que as coisas podem acontecer de uma forma diferente da nossa é benéfico, pois retira um excesso de responsabilidade que pode nos causar mal-estar. Muitas questões de autoestima vêm das frustrações causadas pela sensação de perda de controle sentida quando as coisas não saem como você gostaria, como tinha planejado e como acha que deveria ter sido
▪ Pratique fazer coisas que te deixem bem
Busque encaixar momentos de lazer na rotina. Seja assistindo um filme, realizando caminhadas ou escutando músicas, o importante é cultivar o prazer, desligando-se das obrigações e conectando-se com a alegria, após nos darmos um momento de felicidade, devemos avaliar o que isso nos trouxe de bom. Dessa forma, adquirimos consciência da importância do autocuidado.
Fonte: https://bit.ly/2FBOtBG