Hoje em dia, o Smartphone é como a extensão de nossos braços. Dependemos daquele pequeno aparelho para realizar das atividades mais simples até as mais complexas de nosso dia a dia. Sendo assim, é difícil passar 1 hora (ou até menos) longe deles.
Muita gente, portanto, acaba viciada em todas as funções que esses aparelhos trazem, como jogos e aplicativos.
Dicas para que faça um Detox de seu Smartphone
Siga algumas das dicas abaixo para se desprender um pouco desse aparelho do qual, hoje, somos reféns.
▪ Desabilite as Notificações
Cada vez que chega uma notificação, você para tudo o que está fazendo para olhar “quem te chamou”. Desabilite as notificações e as cheque de vez em quando, assim você irá perder menos tempo olhando para o celular a cada barulhinho ou vibração.
▪ Compre um despertador
Você é daqueles que coloca o celular embaixo do travesseiro? Pois bem, o mundo não vai cair se você deixá-lo desligado durante a noite.
Se o seu celular vibra ou toca durante a noite, mesmo que você não acorde, não consegue chegar a fase profunda (de real descanso do corpo) do sono. Além disso, se seu aparelho estiver desligado, você não cai na tentação de “dar uma olhadinha no instagram” como primeira tarefa do dia. Por isso, vale investir num despertador tradicional e aposentar o alarme do celular.
▪ Não tenha medo de desligar
Se você irá fazer uma viagem com a família, ou relaxar com os amigos, desconecte-se do celular.
É bom ter o aparelho por perto quando acontece uma emergência, mas quando você quer relaxar e alguém te ligar trazendo problemas e estresse, não é tão divertido assim. Tente desconectar-se do seu celular nos momentos de lazer.
▪ Seja racional
Pergunte-se: o que eu estou esperando? Eu preciso olhar isso agora? Se a resposta for negativa, deixe o celular de lado e aproveite a companhia de quem está ao seu lado. Prestar mais atenção no seu celular do que no que está ao seu redor pode ser visto com maus olhos, como se o ambiente estivesse desinteressante
▪ Busque ajuda profissional
Se o uso excessivo do aparelho já está te incomodando, busque a ajuda de uma terapia para se livrar do problema. É importante procucar um profissional que esteja familiarizado com esse tipo de problema, evitando conselhos do tipo: você deve abolir a internet do celular. As conexões são cada vez maiores, o cuidado é preservar sua rotina além da dependência dos aparelhos.
▪ Deixe para usá-lo nos intervalos
Para não tirar o foco do trabalho ou do estudo, o melhor é deixar para usar o celular em intervalos como a hora do almoço ou a pausa para o café.
Fonte: https://bit.ly/2TxZaLS