A sensação de garganta ressecada pode gerar incomodo e irritabilidade. As causas podem ser variadas, desde beber pouca água durante o dia, estar em ambientes muito secos e até mesmo pelo uso excessivo da voz.
Algumas medidas simples podem ser usadas para curar o mal-estar como beber bastante líquido, fazer repouso, descansar a voz e evitar substâncias que podem irritar sua garganta.
Claro que uma das principais causas da garganta seca pode vir devido a infecções como gripes, resfriados, amigdalites, por exemplo.
É sempre importante consultar o otorrinolaringologista ou o clínico geral, sempre que surgir a irritante garganta seca, especialmente se estiver acompanhada de outros sintomas, para que possa ser identificada sua causa e iniciado o tratamento mais adequado.
Sabendo que cada caso é um caso, listamos algumas das principais causas de garganta seca a seguir:
1. Desidratação – A garganta seca pode surgir devido a desidratação por beber pouca água durante o dia, pois o corpo desidratado não produz saliva suficiente para hidratar a garganta, podendo resultar na sensação de garganta seca ou irritada.
O que fazer: o ideal é beber pelo menos 2 litros de água por dia em pequenos goles, para ajudar a hidratar a garganta e aliviar a sensação de garganta seca. Para pessoas com dificuldade em tomar água, uma boa opção é adicionar o suco de meio limão na água para dar sabor e facilitar a ingestão.
2. Ar seco e ar-condicionado – Quando o ar está mais seco, a mucosa da garganta tende a perder umidade, e a garganta tende a ficar mais seca e irritada, além de causar tosse seca, pigarro ou até rouquidão. Além disso, o uso do ar-condicionado também pode deixar o ar do ambiente mais seco, favorecendo a irritação da garganta e o surgimento de secura na garanta.
O que fazer: o ideal é evitar o ar-condicionado e a exposição a ambientes secos. Além disso, é aconselhado beber muita água. Outra medida, é usar um umidificador de ambiente, pois aumenta umidade do ar, reduzindo a secura e irritação na garganta.
3. Dormir com a boca aberta – Pode parecer bobo, mas dormir de boca aberta, respirar de boca aberta durante o sono ou roncar, pode causar sensação de garganta seca e irritada pela manhã. Isto porque a saliva que normalmente mantém a boca e a garganta úmidas, seca, resultando em secura das mucosas. Algumas condições podem aumentar o risco de dormir de boca aberta ou roncar, como dormir de barriga para cima, adenoide, apneia do sono ou desvio de septo, por exemplo.
Além disso, a congestão nasal causada por alergias respiratórias, gripes, resfriados ou sinusite, por exemplo, podem levar a pessoa a respirar pela boca durante o sono, e causar garganta seca pela manhã.
O que fazer: é recomendado consultar o otorrinolaringologista para identificar a causa de dormir de boca aberta e iniciar o tratamento mais adequado. No caso da apneia do sono, o médico pode recomendar o uso de CPAP, ou até cirurgia.
5. Gripe e resfriado – A gripe e o resfriado podem causar garganta seca, arranhando, irritada ou inflamada, e acontecem devido a infecções por vírus, como influenza ou Rhinovírus, por exemplo, que podem entrar pelo nariz e chegar até a mucosa da garganta. Além da sensação de garganta seca, a gripe ou o resfriado também podem causar outros sintomas, como tosse, febre, espirros, nariz entupido ou escorrendo e dor de cabeça e no corpo.
O que fazer: deve-se manter o corpo hidratado, bebendo bastante líquido e fazer repouso. Além disso, o otorrinolaringologista pode recomendar o uso de remédios analgésicos, anti-inflamatórios ou descongestionantes, para ajudar a aliviar os sintomas.
Quando ir ao médico
É importante consultar o otorrinolaringologista ou o clínico geral, sempre que a garganta seca esteja acompanhada de outros sintomas, como:
- Dor de garganta;
- Dificuldade para engolir;
- Rouquidão;
- Cansaço excessivo;
- Febre;
- Tosse seca ou com sangue;
- Dificuldade para respirar;
- Respiração curta ou falta de ar;
- Dor no peito.
Além disso, é importante consultar o médico quando a garganta seca não melhora em uma semana ou piora ao longo do tempo.
Fonte: Tua Saúde