Uma das principais causas de cegueira permanente é o glaucoma. A doença faz aumentar a pressão nos vasos sanguíneos que irrigam as células da retina e do nervo ótico, o que pode provocar a perda progressiva da visão, podendo levar à cegueira. Muitas pessoas só desconfiam que haja algo errado quando percebem a perda da visão periférica, o que se manifesta em seu estado já avançado.
O glaucoma afeta, principalmente, pessoas numa faixa etária acima de 40 anos de idade, pessoas que já tenham uma história na família, ou seja: pais, tios e avós com glaucoma, além disso, pessoas diabéticas e pessoas que usam, por tempo prolongado, os corticoides.
A melhor maneira de prevenir o glaucoma é consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Sendo uma doença crônica e sem cura, ele pode ser controlado com o uso de medicamentos apropriados.
Fonte: Blog da Saúde – http://www.blog.saude.gov.br/index.php/34618-saiba-por-que-o-diagnostico-precoce-do-glaucoma-e-fundamental-para-evitar-complicacoes-da-doenca
26/05 – Dia Nacional de Combate ao Glaucoma