O fim de ano está chegando e com ele iniciam-se as comemorações nas empresas, festas de Natal e festas de Ano Novo. Nesse período, a pele precisa de mais do que apenas um protetor solar para se manter hidratada e saudável, já que essa é a época mais quente do ano.
Confira alguns hábitos que podem prejudicar a pele
▪ Falta de Descanso: a vontade de aproveitar as férias é tão grande que muitos diminuem o tempo de sono, acontece que ao fazer isso inicia-se um processo de má renovação dos tecidos, como unhas e cabelos.
▪ Alta Ingestão de Açúcar: tanto no Natal, quanto no Ano Novo existem muitas comemorações, e assim, é normal com que as pessoas passem a ingerir uma maior quantidade de açúcar, como rabanana, diversos doces e etc. Essas substâncias são responsáveis por um processo que une uma molécula de glicose a outra de proteína, como o colágeno e a elastina.
▪ Baixo Consumo de Água: o ideal é que se seja consumido de 2 a 3 litros de água por dia. Com a falta de água, o organismo prioriza o fluxo sanguíneo para locais de maior necessidade, como coração, rim e fígado e deixa a pele em segundo plano.
▪ Baixo consumo de vegetais: estudos apontam que uma dieta balanceada faz bem à idade da pele. Frutas e verduras são ricas em nutrientes, como antioxidantes e vitaminas, que deixam as células cutâneas mais saudáveis. As vitaminas como luteína, A, C, E, ômega 3 e coenzima Q10, presentes em muitos vegetais, ajudam a prevenir a quebra do colágeno e a manter a elasticidade da pele.
▪ Consumo Excessivo de Álcool: não vão faltar confraternizações com colegas de trabalho, amigos ou família. Não exagere no álcool. A substância reduz drasticamente os níveis antioxidantes da pele e afeta a imunidade, dificultando o combate a microorganismos.
Fonte: https://glo.bo/2UT7y9D