Hérnia de disco e dano neurológico: caso de Wesley Safadão

Spine inflammation

 

Wesley Safadão realizou uma cirurgia de emergência no dia 07 de julho devido a um quadro de hérnia de disco que o causou dor na região genital e dormência nas pernas. Esses sintomas indicam danos neurológicos e muitas pessoas se perguntam “qual é a relação entra a hérnia de disco e danos neurológicos”?  

O médico de Wesley, Dr.Francisco Sampaio Junior, em entrevista ao O Globo disse que o estado de saúde do cantor se agravou muito antes do procedimento. Declarou: “Na noite de quarta-feira (6 de julho), ele começou a se queixar novamente de dores nas partes íntimas e sentir as nádegas anestesiadas. Sintomas graves de um dano neurológico.” 

Entenda agora qual é a relação da Hérnia de Disco com Danos neurológicos:  

O neurocirurgião Feres Chaddad, professor e chefe da disciplina de neurocirurgia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e chefe da neurocirurgia da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, explicou em entrevista ao UOL que as vértebras são compostas pelas seguintes partes: 

  • Corpo 
  • Pedículo 
  • Canal 
  • Lâmina 
  • Processos articulares 
  • Processos transversos  
  • Espinhoso  

Tais partes são empilhadas umas sobre as outras. Os corpos são separados pelos discos, que são como amortecedores que facilitam a movimentação entre eles. Os discos são ligeiramente moles, com a parte central mais gelatinosa. 

“No canal vertebral passam a medula e nervos que sairão para o corpo levando e trazendo informações. Na grande maioria das pessoas, a coluna é composta por 7 vértebras cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 1 peça sacral e 1 peça coccígea.  

Dessa maneira, se o disco ficar doente, pode comprimir a medula ou os nervos que passam ou saem do canal medular levando a doenças neurológicas. Conforme envelhecemos, as vértebras e os discos podem sofrer um processo de desgaste com crescimento e compressão da medula ou dos nervos”“, explica o médico.  

A hérnia de disco pode favorecer dor, causar alterações sensitivas ou formigamentos e, dependendo do tamanho da compressão e em qual nível da coluna, pode levar a déficit motor ou alterações de esfíncter com retenção urinária e fecal.  

 

Fonte: Tv Jornal UOL 

Share Button

Você pode gostar...