A tireoide ou tiroide é uma glândula que fica localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo da região conhecida como “pomo de Adão”, popularmente chamado gogó. A tiroide produz os hormônios tiroidianos, que são responsáveis por várias atividades do corpo, principalmente aquelas relacionadas com o desenvolvimento e crescimento de órgãos e sistemas.
A secreção aumentada dos hormônios tiroidianos provoca o hipertiroidismo e a secreção diminuída, o hipotiroidismo. A diferença entre essas duas doenças está não só nos sintomas e sinais que apresentam, mas, também, nas suas causas.
Hipertireoidismo:
- Sintomas – Os mais comuns são nervosismo, irritabilidade, transpiração excessiva, pele fina, cabelos finos e dores musculares.
Pode ocorrer tremores das mãos e aumento da frequência cardíaca.
Geralmente ocorre perda de peso, apesar do aumento do apetite e nas mulheres pode ocorrer uma diminuição do fluxo menstrual com menstruações menos frequentes.
Na doença de Graves, os olhos podem aparecer aumentados devido a retração da pálpebra superior. - Causa – A doença de Graves, encontrada em 70 a 80% das pessoas com hipertiroidismo é causada por anticorpos circulantes no sangue, que estimula o crescimento da tiróide e estimula a glândula a produzir excessiva quantidade de hormônio.
- Diagnóstico – determinação dos níveis dos hormônios tireoidianos no sangue,os quais se encontram muito elevados.
Hipotireoidismo:
- Sintomas – Pessoas com hipotireoidismo leve não costumam apresentar sintomas nítidos ou os mesmos podem aparecer muito lentamente.
Com a piora do hipotireoidismo, as pessoas começam a sentir-se mais lentas, deprimidas, com frio, cansadas e perdem o interesse pelas atividades diárias.
Outros sintomas incluem pele seca, perda do brilho do cabelo, constipação, fraqueza muscular e aumento do fluxo menstrual. - Causa – Os idosos, homens ou mulheres, são vulneráveis à diminuição da função tireoideana portanto, é importante o exame anual para determinação do nível do TSH após os 60 anos.
- Diagnóstico – O seu médico pode examinar a sua história e exame físico, determinar a quantidade de hormônios da tireóide, o hormônio estimulador da tireóide (TSH) e os anti-corpos anti-tireóide no sangue.
Algumas crianças nascem com hipotireoidismo porque não têm a tireoide ou porque a mesma não funciona bem. O Teste do Pezinho, que é feito em recém-nascidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Programa de Triagem Neonatal, é capaz de diagnosticá-la. A criança identificada com a doença deve começar a ser tratada de imediato, para ter um desenvolvimento físico e mental normal, e manter o medicamento, que é o hormônio tiroidiano sintético por toda a vida.
Fontes:
Instituto da Tireóide – http://www.indatir.org.br/
Blog da Saúde – Ministério da Saúde – – http://www.blog.saude.gov.br/
25/05 – Dia Internacional da Tireóide