Hipertensão na Mulher

Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) ou Pressão Alta ocorre quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias para se movimentar é muito forte, ficando acima dos valores considerados normais.

Segundo dados de pesquisa (Vigitel) feita em todo o Brasil, no ano de 2012, a frequência de diagnóstico para HAS alcançou 24,3%, sendo maior em mulheres (26,9%) do que nos homens (21,3%). As frequências mais elevadas de HAS foram encontradas na população mais velha (acima dos 50 anos) e com baixa escolaridade (menor tempo de estudo).

A mulher apresenta algumas diferenças, em relação ao homem, no desenvolvimento da HAS, principalmente relacionadas ao período de gravidez e da menopausa. As alterações da pressão arterial na gestação estão associadas a um maior risco tanto para a mãe quanto para o feto, e a HAS ainda é, na atualidade, a principal causa de mortalidade materna, sendo também responsável por um grande número de internações.

A menopausa ocorre quando há a diminuição dos hormônios como estrógeno. Não há estudos que mostrem que a menopausa pode agir isoladamente para o desenvolvimento da HAS, porém, pesquisas indicam o aumento de risco para doenças do coração à partir desse período da vida da mulher.

Confira alguns passos que podem ser seguidos para garantir o controle dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares:

1.Tenha uma alimentação saudável!

2.Não fique parado, movimente-se!

3.Livre-se do cigarro!

4.Mantenha um peso saudável!

5.Conheça seus números: pressão arterial, seus níveis de colesterol e glicose, valor da sua circunferência abdominal e seu índice de massa corpórea (IMC).

6.Limite a ingestão de álcool!
Lembre-se:

Dê um passo de casa vez. Inicie com o item que julgar mais fácil e vá incorporando novos hábitos com o tempo. Pequenas mudanças fazem grande diferença!

Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia – Cartilha Informativa Campanha Temática Mulher

26/04 – Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Share Button

Você pode gostar...

Deixe um comentário