Você sabia que os sintomas de infarto e de ansiedade podem ser parecidos, e até mesmo confundidos? Alguns sintomas são: dor no peito, falta de ar, tontura, batimento cardíaco acelerado ou excesso de suor. Porém existem diferenças entre as duas situações.
A ansiedade é uma resposta temporária, natural e normal do corpo a situações que causam muito estresse, e quando passa a ser muito frequente, ela pode levar ao desenvolvimento do transtorno de ansiedade generalizada e o surgimento de crises de pânico, muito confundidas com os sintomas do infarto, que por sua vez ocorre na falta de sangue no coração devido a um bloqueio das artérias coronárias, normalmente por acúmulo de gorduras, causando lesões no coração, colocando a vida em risco.
Importante: em todos os casos deve-se buscar ajuda médica imediatamente para que o tratamento mais adequado seja feito.
Mas como diferenciar os sintomas?
Infarto:
. Dor ou pressão no peito, como se o coração estivesse sendo espremido
. Dor muito forte que se espalha para o braço e/ou mão esquerdos, ombro ou maxilar
. Sintomas se iniciam de repente, sem causa aparente ou durante esforço físico
. Dor piora com o tempo
. Batimentos cardíacos fortes ou acelerados
. Sensação de tontura ou desmaio
. Excesso de suor, incluindo suor frio
. Falta de ar
. Náusea ou vômito
. Sensação de morte iminente
Ansiedade:
. Dor no peito como se o coração estivesse sendo espetado
. Dor mais localizada no peito, mas que pode causar formigamento nos braços, mãos ou corpo todo
. Sintomas se iniciam de repente, após um momento de grande estresse ou nervosismo, tendo sempre um motivo
. Dor melhora com o tempo, geralmente entre 20 a 30 minutos
. Coração acelerado ou desconforto no peito que é difícil descrever
. Fraqueza ou tontura
. Excesso de suor
. Sensação de falta de ar
. Dor de estômago ou náusea
. Sensação forte de medo
O que fazer se sentir algum desses sintomas?
A primeira coisa a se fazer é buscar ajuda médica de emergência ou ligar para o SAMU imediatamente, mesmo tendo dúvidas se o sintoma é infarto ou ansiedade. Deve-se procurar ajuda imediatamente pois pode-se confundir e colocar a própria vida em risco.
Em todos os casos é sempre bom ir ao médico, lá ele irá iniciar ou encaminhar o tratamento mais adequado e tratará dos sintomas no momento ocorrido.
Como é o tratamento?
O tratamento para o infarto é feito inicialmente no hospital com o uso de uma máscara de oxigênio ou mesmo ventilação mecânica, uso de remédios como antiagregantes plaquetários, anticoagulantes venosos, nitratos, anti-hipertensivos, estatinas, analgésicos fortes, que atuam tentando regular a passagem de sangue para o coração. Em alguns casos, pode ser necessária a realização de um cateterismo de urgência, ou angioplastia, dependendo do tipo do infarto.
Já o tratamento para a ansiedade deve ser sempre com um psicólogo ou psiquiatra que irão ajudar a identificar a fonte do problema e desenvolver técnicas, aumentando a capacidade da pessoa para que ela possa lidar com o problema. Tendo indicação, esses profissionais poderão também prescrever medicamentos como antidepressivos ou ansiolíticos.
Fonte: Tua Saúde