Influenciadores podem afetar na alimentação de crianças e jovens

Antigamente as crianças e adolescentes eram extremamente impactadas por comerciais de televisão de empresas com produtos nada saudáveis. Porém, em 2014 foi aprovado pelo Conanda – Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, composto por entidades da sociedade civil e ministérios do governo federal, a resolução que, na prática, proíbe a veiculação de propagandas voltadas para crianças.

Diferente das mídias tradicionais, em que facilmente uma veiculação de uma propaganda destinada para o público infantil e juvenil é suspensa, na internet é muito mais complicado o controle por parte dos órgãos responsáveis, já que ela é composta por conteúdos que podem ser feito por quem quiser, para quem quiser e na hora que quiser.

Um estudo feito pela Universidade de Nova York mostra que quase metade (42,8%) dos vídeos de maior audiência, publicados por jovens influenciadores mais populares do Youtube para este tipo de público, promoveram algum tipo de comida ou bebida. Dentre esses alimentos, mais de 90 % eram considerados não saudáveis.

Por isso é fundamental que os responsáveis pelas crianças e jovens acompanhem diariamente o que eles assistem na internet. No caso do Youtube, a plataforma criou o Youtube Kids e vem tentando criar um ambiente mais adequado, mesmo assim é fundamental ficar de olho no que garotada está vendo.

Além disso, diversas marcas pagam para que seus anúncios apareçam para eles, antes era algo que passava no horário infantil na televisão, hoje pode passar no intervalo de cada vídeo no youtube, vídeos que duram em média 10 minutos. E os influenciadores podem ser pagos para recomendar o produto mesmo não sendo algo que faça bem a saúde do seu público.

Fontes:

IDEC / PORTAL UOL

 

Share Button

Você pode gostar...