Instruções para casos de perda da caderneta de vacinação

A perda da caderneta de vacinação é um dos principais obstáculos que fazem com que a vacinação seja interrompida, mesmo sabendo-se que é um documento importante e que precisa ser guardado com cuidado para que não haja perda, e nem que seja difícil encontrar. Para situações como essa, trouxemos algumas recomendações do Ministério da saúde.

Se o cidadão perder a própria caderneta ou a de crianças da família, basta ir ao posto ou unidade de saúde no qual a pessoa foi vacinada. Lá, os profissionais vão resgatar as informações na ficha de registro, onde todas as vacinas aplicadas são anotadas, e fornecer a 2ª via do documento.

Em caso de dúvida ou impossibilidade de obter essas informações nas unidades de saúde, o cidadão pode buscar no Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização, mais informações. O programa é responsável pela avaliação e encaminhamento dos questionamentos das atividades de vacinação das unidades de saúde.

Recomendação

O Ministério da Saúde avisa que o cartão de vacinação é um documento que deve ser guardado junto aos demais documentos pessoais. Sua emissão pode ser feita em qualquer unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) ou em clínicas particulares, basta apresentar um documento com foto. O cartão deve ser atualizado sempre que uma nova vacina for tomada.

Campanhas

Na segunda-feira, 6/8/2018 começa a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e ao Sarampo. A recomendação é que leve a criança ao posto de vacinação mais perto de sua casa (mesmo se ele já tiver sido vacinado). E não se esquecer de levar a caderneta. O período segue até 31 de agosto.

Dia D de mobilização nacional – 18 de agosto, sábado, todos os postos do país estarão abertos.

Fonte: Blog da saúde
Para saber mais informações, acesse:
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/servicos/53460-perdeu-a-carteirinha-de-vacinacao-saiba-o-que-fazer

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