Muitas pessoas confundem os termos Intolerância e Alergia e acabam não fazendo o tratamento correto.
Intolerância vs Alergia à Lactose
A alergia é uma reação do sistema de defesa do organismo às proteínas: proteínas dos alimentos, de ácaros, de pólen, de pelo de animais, etc.
A expressão “alergia à lactose” é errada e não existe, pois a alergia é uma reação à proteína e a lactose é um açúcar. Portanto, o nome correto é Alergia a Proteína do Leite de Vaca, popularmente chamada de “APLV”.
Já a intolerância é decorrente da dificuldade do organismo em digerir à lactose, açúcar do leite, devido à diminuição ou da ausência de lactase, enzima que a digere.
Diferença entre Intolerância e APLV
APLV
É uma reação do sistema imunológico à(s) proteína(s) do leite de vaca. É mais comum em crianças, principalmente em bebês, em adultos é um tipo raro de alergia.
➡ Principais Sintomas:
▪ Digestivos: vômitos, cólicas, diarreia, dor abdominal, prisão de ventre, presença de sangue nas fezes, refluxo, etc.
▪ Cutâneos: urticária, dermatite atópica de moderada a grave
▪ Respiratórios: asma, chiado no peito e rinite
▪ Reação anafilática
▪ Baixo ganho de peso e crescimento
Podem ocorrer em minutos, horas ou dias após a ingestão de leite de vaca ou de seus derivados, de forma persistente ou repetitiva.
➡ Como é feito o diagnóstico?
É iniciado pela história clínica, associando os sintomas à ingestão do alimento suspeito. Alguns exames podem ajudar, mas o diagnóstico é confirmado apenas quando há remissão dos sintomas durante a dieta isenta das proteínas do leite e retorno após o Teste de Provocação Oral. Esse teste consiste em reintroduzir o leite em pequenas e progressivas doses e deve ser realizado na presença do médico.
➡ Bebês com APLV: neste caso, a mãe deve continuar amamentando e deve seguir uma dieta especial e isenta de leite, derivados e alimentos que possuem as proteínas do leite, sempre sob orientação de um médico e/ou nutricionista.
Intolerância a Lactose
É a dificuldade do organismo em digerir e absorver o açúcar do leite (lactose) devido à diminuição ou ausência de lactase (enzima que digere a lactose). A intolerância a lactose é mais comum em adultos e idosos do que em crianças, pode ser uma consequência, às vezes temporária, em casos de diarreia prolongada ou doenças inflamatórias intestinais.
➡ Principais Sintomas:
Todos os sintomas da Intolerância a Lactose são de cunho intestinais, como:
▪ Diarreia
▪ Cólicas
▪ Gases
▪ Distensão Abdominal (barriga estufada)
Esses sintomas podem ocorrer em minutos ou horas após a ingestão do leite de vaca.
➡ Como é feito o diagnóstico?
É realizado por meio da observação dos sintomas associado à ingestão do alimento com lactose, em alguns casos são solicitados exames específicos.
➡ Bebês com Intolerância: o leite materno deve ser sempre o principal alimento oferecido ao bebê, é muito raro ocorrer intolerância à lactose durante o aleitamento materno, pois apesar do leite materno ser rico em lactose ele possui agentes facilitadores que auxiliam sua digestão.
A qualquer suspeita de intolerância ou alergia a qualquer alimento, inclusive a lactose, é necessário acompanhamento de um médico.
Fonte: https://bit.ly/2AzST9W