Jogos eletrônicos não substituem exercícios físicos

Os jogos eletrônicos deixaram de ser exclusivamente uma brincadeira infantil, divertindo jovens e adultos. Mas ficar sentado em frente à televisão durante horas leva muita gente ao sedentarismo. Com a evolução da tecnologia de entretenimento, alguns videogames simulam a prática de esportes como tênis, futebol, boxe e outros jogos ensinam até a dançar e dão aula de ginástica localizada. Apesar de terem estímulo corporal e mental, esses jogos não devem substituir os exercícios físicos.

Muitas modalidades virtuais proporcionam grandes gastos calóricos, mas não são consideradas exercícios físicos, e sim atividades. Os jogos eletrônicos estimulam o aprendizado, mas por si só não tira o jogador do sedentarismo. O exercício físico é orientado por um profissional, que, por exemplo, corrige movimentos errados.

Incentivar os filhos a pratica esportiva é fundamental para o seu desenvolvimento, além de combater o sedentarismo e as doenças que podem surgir de forma precoce por conta da falta de exercícios. As atividades físicas na infância são importantes para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança. Desde pequena, ela deve ser estimulada a se movimentar, contanto que ela se sinta à vontade e sejam respeitadas as limitações em cada fase.

A motivação para os exercícios é ainda melhor se os pais também forem fisicamente ativos.

10/03 – Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo

Fonte: Blog da Saúde/Ministério da Saúde – http://www.blog.saude.gov.br/

Share Button

Você pode gostar...

Deixe um comentário