Na moda, o Kombucha é mais saudável que qualquer refrigerante e mais divertido que um simples chá. Conheça essa bebida que já vende 150 mil litros por mês no Brasil.
Conheça o Kombucha
O Kombucha nada mais é que um chá fermentado de origem milenar chinesa.
Tanto ácidos quanto gasosos, os Kombuchas costumam ser aromatizados com diversos elementos, como: frutas, raízes, ervas, outros chás e especiarias.
Quanto ao sabor, há uma grande variação, mas vale dizer que algumas combinações são realmente gostosas! O grande boom do Kombucha veio com o fato da bebida estar atrelada a diversos benefícios para a saúde.
Alguns benefícios do Kombucha
O Kombucha está atrelado a diversos benefícios que o tornam uma bebida saudável, por isso ficou conhecido como “refrigerante saudável”.
Alguns dos benefícios do chá fermentado são:
▪ estimula o sistema imunológico
▪ auxilia a digestão
▪ protege contra o câncer, depressão e doenças cardiovasculares
▪ previne infecções microbianas
▪ ajuda no emagrecimento
▪ ajuda no controle da diabetes
Esses benefícios, porém, ainda não foram comprovados em pesquisa. O que, de acordo com Leandro Barreto, médico-assistente do Hospital das Clínicas de São Paulo, significa que não há evidências científicas que comprovem todos os benefícios e que mais pesquisas são necessárias, apesar de existirem razões para acreditar que ele tenha este efeito positivo na saúde.
A principal razão desse efeito positivo a saúde é sua ação probiótica.
Quando tomamos uma garrafinha de Kombucha, ingerimos bactérias e leveduras amigas, que ajudam a recompor a nossa flora ou microbiota intestinal. A microbiota entra em desequilíbrio por várias razões, a maior parte delas ligada ao nosso estilo de vida, como alimentação pobre em vegetais, consumo excessivo de industrializados, alcoolismo, tabagismo, ingestão de antibióticos e etc.
O médico afirma que além de digerir e absorver os nutrientes, sabe-se hoje que o intestino é um órgão endócrino e imunológico onde hormônios são produzidos e nossas defesas são criadas. Confirmando o benefício do Kombucha a saúde, já que ele recompõe a flora intestinal.
Apesar de ajudar a repor microorganismos bons, ele não faz milagres, para que a microbiota se mantenha saudável, é preciso um estilo de vida saudável também.
Recomenda-se que crianças, grávidas, lactantes, alcoólatras e diabéticos evitem a bebida sem acompanhamento médico pois ela possui um grau alcoólico que varia de 0.5% podendo chegar a 5% dependendo da fermentação da bebida. Possui também açúcar residual variável, mas num todo costuma ser segura.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento abriu uma consulta pública em junho para estabelecer padrões de qualidade e produção da bebida no país.
Os produtores estão preocupados também em garantir que se mantenha o caráter artesanal da bebida, que as grandes indústrias não entrem com kombucha fake (chá com acidulante, carbonatado e aromatizado artificialmente) no mercado.
A maioria dos produtores são muito envolvidos com a cultura do kombucha, que está diretamente ligada à produção caseira, preocupando-se em garantir esse caráter artesanal, eles não querem que as grandes indústrias entrem com o kombucha fake no mercado.Os produtores estão preocupados também em garantir que se mantenha o caráter artesanal da bebida, que as grandes indústrias não entrem com kombucha fake no mercado.
Hoje já se encontra a bebida pronta de algumas marcas, como: Vih!, BioZen, Strappa Freshiness, Da Vila, Companhia dos Fermentados e outros.
Fonte: http://bit.ly/2JdreSH