O maracujá é uma das frutas que fazem parte do gênero passiflora, que oferece um dos seus benefícios mais conhecidos.
Além da ação calmante, o maracujá também é muito utilizado para a produção medicamentosa e para a fabricação de produtos de beleza.
Mas afinal, quais seriam os outros benefícios do maracujá? Vamos conhecer a seguir:
Aliado no controle da glicose no sangue:
A entrecasca do maracujá é rica em fibras, tornando a fruta uma verdadeira aliada para quem tem diabetes. Já que a fibra torna a absorção dos carboidratos da refeição mais lenta, evitando picos de glicemia no sangue, além disso a pectina é encontrada na farinha de maracujá e um estudo mostrou que pacientes com diabetes tipo 2 que consumiram 30g por 60 dias tiveram uma melhora na glicemia.
Favorece o funcionamento do intestino:
A pectina que é uma substância encontrada na entrecasca do maracujá, já mencionada anteriormente, também é uma aliada para regular o trânsito intestinal, atuando como probiótico, melhorando o funcionamento do intestino, ajudando na eliminação de toxinas e gorduras do organismo.
Ajuda nos níveis de colesterol
No início do ano 2000 foram realizados vários estudos acerca da pectina. Nas pesquisas foram relatadas que pessoas que realizaram dieta com a farinha da casca de maracujá obtiveram uma redução nas taxas de colesterol.
Auxilia na imunidade
Além de tudo, o maracujá é rico em vitamina C. Cada 100g fornece cerca de 20 mcg de nutriente. A quantidade máxima indicada é de 60 a 75 mcg para uma pessoa adulta saudável.
Garante saciedade por mais tempo
Quanto mais fibras, maior saciedade. E é justamente por isso que o maracujá também traz esse benefício, já que sua casca apresenta uma grande quantidade de fibras que contribui para uma maior saciedade por mais tempo.
Fonte: Uol Viva bem