Março Azul: Mês de Prevenção ao Câncer Colorretal

MicrosoftTeams-image (9)

O câncer colorretal é o terceiro mais frequente entre os homens, logo após do câncer de próstata e de pulmão, e o segundo mais incidente nas mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama.  

Esse tipo de câncer atinge homens e mulheres de forma semelhante, com incidência discretamente maior na população masculina. É predominante na faixa etária adulta, principalmente a partir da quinta década de vida, sendo raro em crianças. 

O câncer colorretal causa sintomas, em geral, apenas em estágios mais avançados. Os sintomas que devem ser observados são: 

  • Presença de sangue nas evacuações, seja sangue vivo ou escuro, misturado às fezes, com ou sem muco. 
  • Sintomas irritativos, como alteração do hábito intestinal que cause diarreia crônica e necessidade urgente de evacuar, com pouco volume fecal. 
  • Sintomas obstrutivos, como afilamento das fezes, sensação de esvaziamento incompleto, constipação persistente de início recente, cólicas abdominais frequentes associadas a inchaço abdominal. 
  • Sintomas inespecíficos, como fadiga, perda de peso e anemia crônica. 

É necessário levar uma vida saudável e adotar uma alimentação balanceada para prevenir o câncer colorretal. A redução do risco desse câncer se associa à ingestão de fibras vegetais. O ideal é ingerir pelo menos 30g de fibras solúveis, contidas nas verduras, frutas, grãos e alimentos integrais, para regular o hábito intestinal. É preciso restringir a carne vermelha, embutidos e álcool na dieta para ajudar a reduzir a formação de pólipos adenomatosos e, por consequência, o câncer colorretal. 

Fonte: Drauzio Varella 

Share Button

Você pode gostar...