A meditação é um exercício que alivia a ansiedade e o estresse, atuando sobre doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial, doenças autoimunes, obesidade e depressão.
Sobre Meditação
É um caminho para quem busca tranquilidade e qualidade de vida e tem efeitos práticos sobre a saúde. De acordo com a Professora e Médica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, as pessoas que meditam costumam apresentar um maior auto cuidado, com melhora dos hábitos de vida, além de serem mais compassivas e cooperativas, menos reativas e mais felizes.
➡ A meditação é uma das 29 Práticas Integrativas Complementares oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).⬅
Não existem protocolos definidos quanto à indicação da meditação, mas é cada vez mais frequente a adoção da prática em consultórios médicos, psicológicos e de terapia ocupacional. A população está mais receptiva a esta prática e tem buscado a meditação quando indicada pelo profissional de saúde ou até por amigos e colegas de trabalho.
Meditação no SUS
A meditação é oferecida em diversos postos de saúde. A Secretaria de Saúde iniciou um trabalho para identificar os servidores que têm interesse em serem capacitados como facilitadores em meditação para implementar a prática em todas as unidades básicas de saúde.
➡ Existem vários tipos de meditação com métodos e objetivos distintos. A prática é a arte de familiarizar-se com algo, no caso com a própria mente. ⬅
Práticas Integrativas
Os tratamentos que utilizam recursos terapêuticos são baseados em conhecimentos tradicionais e científicos e voltados para curar e prevenir diversas doenças, como depressão e hipertensão de forma complementar e integrada à medicina convencional.
Fonte: https://bit.ly/2pe1LwN