É normal que, durante a adolescência, quando o jovem está em fase de crescimento, ocorra um aumento da fome, já que existem grandes alterações hormonais no organismo.
Comer muito rápido também não permite que os hormônios façam a comunicação no tempo certo entre o estômago e o cérebro, o que aumenta a sensação de fome.
Motivos para o excesso de fome
Veja abaixo alguns problemas que podem causar o aumento da fome.
▪ Desidratação
A falta de água no organismo muitas vezes é confundida com a sensação de fome.
▪ Excesso de Farinha e Açúcar
Ingerir muita farinha branca, açúcar e alimentos ricos em carboidratos, como pão branco, bolacha, salgados e doces, provoca fome pouco tempo depois pois são alimentos rapidamente processados, não dando saciedade por muito tempo ao organismo.
Esses tipos de alimentos causam picos de açúcar no sangue, fazendo com que o corpo libere muita insulina para fazer com que essa quantidade de açúcar diminua, quando isso acontece a fome reaparece.
▪ Excesso de Estresse e Noites Mal Dormidas
Estresse, ansiosidade e noites de pouco sono causam alterações hormonais que levam ao aumento da fome. O hormônio leptina (que dá saciedade) é reduzido enquanto o hormônio glerina (responsável pela sensação de fome) aumenta, que é o responsável pela sensação de fome. Além disso, há um aumento do cortisol, o hormônio do estresse, que estimula a produção de gordura.
▪ Diabetes
A diabetes é uma doença na qual o açúcar no sangue está sempre elevado, pois as células não conseguem captá-lo para produzir energia. Como as células não conseguem utilizar o açúcar, ocorre uma sensação de fome constante, principalmente se a pessoa se consome muito carboidrato.
Os carboidratos, como pães, massas, bolos, açúcar, frutas e doces, são os nutrientes responsáveis pelo aumento do açúcar no sangue, e os diabéticos não conseguem utilizá-lo de forma adequada sem o uso de medicamentos e insulina.
▪ Hipertireoidismo
Há um aumento do metabolismo geral, que causa problemas como fome constante, aumento da frequência cardíaca e perda de peso, principalmente devido à perda de massa muscular.
O que comer para saciar a fome
▪ Evitar alimentos ricos em açúcares como bolos, biscoitos, balas ou sorvetes, por exemplos, pois eles aumentam rapidamente o açúcar no sangue, que depois também diminui rapidamente provocando um aumento da fome;
▪ Aumentar os alimentos ricos em fibras como farelo de trigo e de aveia, verduras, legumes, frutas com casca e bagaço, e sementes como chia, linhaça e gergelim, pois as fibras aumentam a sensação de saciedade;
▪ Comer alimentos ricos em proteínas a cada refeição, como ovos, carnes, peixes, frango e queijos, por exemplo, pois as proteínas são nutrientes que dão muita saciedade;
▪ Consumir gorduras boas como azeite de oliva extravirgem, castanhas, nozes, amêndoas, amendoim, sementes de chia, linhaça, gergelim e peixes gordos como sardinha, atum e salmão;
▪ Praticar atividade física diariamente, porque ajuda a liberar endorfinas no cérebro, hormônios que conferem uma sensação de bem-estar, relaxam, melhoram o humor e diminuem a ansiedade e a vontade de comer.
No entanto, se os sintomas de fome constante persistirem, é importante consultar um endocrinologista para avaliar possíveis alterações hormonais ou a presença de alguma doença.
Fonte: https://bit.ly/2DXYqdz