Novembro Azul: Alimentação

Segundo o INCA, o câncer de próstata é o segundo tipo que mais atinge a população masculina. Embora existam alguns tratamentos, a solução ainda é o diagnóstico precoce e a prevenção. Com algumas mudanças de hábitos físicos e alimentares, você pode deixar o seu corpo mais saudável e, ainda ajudar a se prevenir.

Produtos como soja, feijão e grão de bico tem a genisteína na composição. Alguns estudos revisados recentemente apontam que essa substância auxilia no combate ao câncer, por ajudar na capacidade de autodestruição das células de câncer.

Outro conjunto de alimentos que ajudam no dia a dia são as oleaginosas. Esse grupo de alimentos é composto por amêndoas, avelãs e castanhas, que são alimentos ricos em selênio. Essa substância tem um forte poder antioxidante, que ajuda na renovação das células. Além disso, essas semestes têm vitamina E em sua composição, que age melhorando o sistema imunológico.

Comidas ricas em ácido fólico como: brócolis, couve-flor e espinafre, ajudam na prevenção, uma vez que combatem o efeito dos radicais livres no nosso corpo. Esses radicais podem contribuir para o surgimento do câncer.

O ideal é sempre buscar a ajuda de nutricionistas, para que cada pessoa possa ter seu cardápio ideal, montado para cada tipo de organismo. Além disso, a prática de exercícios físicos é uma grande aliada.

Se você possui mais de 45 anos consulte o seu médico e faça seus exames anuais. O câncer de próstata é ainda é responsável por um dos maiores índices de morte masculina no Brasil. Se previna para cuidar de quem ama.

FONTE: Otoboanense

Share Button

Você pode gostar...