Mesmo ainda pouco presente no prato de muitos brasileiros, as folhas verdes trazem muitos benefícios para a saúde. Além de ajudarem a balancear as vitaminas e minerais essenciais para o nosso corpo, elas têm o poder de agirem em áreas como o sistema nervoso, ajudando na manutenção de uma boa memória.
Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Chicago associou o consumo das folhas verdes com a saúde do nosso cérebro, concluindo-se que o consumo de duas vezes por dia diminui em até 10% a perda de memória. O segredo das folhas é a presença de vários nutrientes que fazem bem a nossa memória, como a filoquinona, a luteína e o alfa-tocoferol. Além dos nutrientes citados pelos pesquisadores, as folhas verdes são ricas em fibras com alta capacidade de serem utilizadas pelas bactérias do bem, ou seja, são fundamentais para a manutenção da microbiota intestinal.
Veja o ranking das folhas:
- Espinafre e couve
- Escarola, chicória e brócolis
- Alface (lisa, crespa), rúcula e agrião
- Alface americana
O ideal é consumir até duas porções de verduras todos os dias. No caso do espinafre, por exemplo, o seu excesso pode trazer problemas devido à presença de “oxolato” (ácido oxálico). É sempre importante ter cuidado com exagero, mesmo que traga benefícios ao nosso corpo, o ditado de que “ tudo em exagero faz mal “ deve ser lembrado, para não acabarmos revertendo o positivo para o negativo.
Fonte: Globo.com – Bem estar
https://g1.globo.com/bemestar/noticia/folhas-verdes-reduzem-o-risco-de-perda-de-memoria-em-ate-10.ghtml