As fibras, derivadas dos vegetais, tem a vantagem de não possuir calorias, além de diminuir a absorção do colesterol, de gorduras e de açúcares. Logicamente, podemos observar que se consumirmos mais fibras, automaticamente diminuímos o consumo de calorias, o que para muitos é um sonho.
Mas lembre-se, é legal você saber diferenciar as fibras solúveis das insolúveis: a primeira ao misturar com a água dentro do nosso organismo e aumentar a viscosidade dos alimentos no estômago, provoca uma sensação de saciedade muito maior, já a segunda não mistura, porque desce diretamente para o intestino, sem ser triturada. Porém ambas ajudam na melhora do funcionamento do intestino, a solúvel auxiliando a reduzir o tempo de trânsito intestinal e a insolúvel aumentando o volume de bolo fecal, agindo na diminuição da fermentação, e aumentando a absorção de água, auxiliando assim também a diminuição do trânsito intestinal.
Se você agora pensa em consumir mais fibras, vamos te dar algumas dicas de quais alimentos você pode incluir na sua rotina alimentar que a contenham.
Como você pode consumi-las em alimentos com baixo teor calórico, podemos encontrá-las de maneira simples em frutas e verduras, como na casca da maçã, pães integrais, cenouras, batata doce cozida, couve (solúveis) e as como: aveia, feijões, ervilhas, frutas cítricas (insolúveis). E por ai vai um misto de alimentos dentro dessas categorias que você pode estar sempre mudando e reinventando no seu cardápio.
Fontes: http://www.diabetes.org.br e http://www.conquistesuavida.com.br