A tireoide é uma glândula em forma de borboleta localizada no pescoço responsável pela produção de hormônios para que órgãos importantes como coração, cérebro, fígado e rins funcionem bem. Atua ainda no crescimento físico e neurológico e na manutenção do fluxo normal de energia, como o metabolismo.
Essencial para o homem, o iodo atua na produção desses hormônios, podendo ser encontrado em quantidades diferentes nos alimentos e na água de beber. Os alimentos mais ricos no nutriente são os de origem marinha, como peixes, ostras, moluscos e outros mariscos. O leite e seus derivados também contém quantidade importante de iodo, assim como alguns legumes e frutas.
Atento à importância desse nutriente, o Ministério da Saúde investe em várias frentes para melhorar a qualidade de vida da população. Uma delas é seguir o padrão universal, recomendado pela OMS, de quantidade de iodo adicionado ao sal de cozinha.
O excesso de iodo também tem evidência em relação a outros distúrbios da tireoide, por isso mesmo tem que trabalhar em faixas que evitem os riscos de deficiência e evitar os riscos pelo excesso.
Fonte: Blog da Saúde
25/05 – Dia Internacional da Tireoide