Aromaterapia é uma prática terapêutica em que os óleos essenciais são utilizados para melhorar e contribuir com o bem-estar, trazendo mais equilíbrio. Funciona como coadjuvante em muitos tratamentos, desde a difusão do aroma até a diluição dos óleos essenciais em cremes. Os aromas podem provocar respostas mentais, físicas e emocionais com o seu uso regular.
Como atua no organismo?
Ao inalarmos um aroma, uma informação deste odor é transmitida ao bulbo olfativo. Esta mensagem é enviada à amígdala, órgão ligado às emoções aprendidas, fazendo com que o cérebro produza uma reação de acordo com as memórias que se tem de cada aroma. Além das sensações e memórias que eles são capazes de criar, cada óleo é composto de partículas com benefícios distintos que, ao serem liberadas, ajudam a pessoa a alcançar saúde e bem-estar.
Como utilizar os óleos essenciais em casa
Os óleos essenciais podem ser usados de três modos: aromático, tópico e interno.
Aromático: inalação direta, ou seja, passar o óleo essencial nas mãos e inspirar. Também pode ser realizado por meio de difusores, que são dispositivos que vaporizam o óleo essencial no ambiente.
Tópico: os óleos essenciais são facilmente absorvidos pela pele e entram na corrente sanguínea. Podem ser usados diretamente no corpo ou, no caso de massagens, podem ser misturados a um óleo base, como o óleo de semente de uva ou de coco fracionado, para melhorar o deslizamento dos movimentos. Esses óleos também têm propriedades terapêuticas que são potencializadas ao combiná-los com os óleos essenciais. Tenha cuidado com os óleos essenciais cítricos: evite exposição ao sol logo após a aplicação.
Interno: podem ser consumidas pequenas quantidades de óleos essenciais na água, chás ou na comida. No entanto, atenção à procedência. Use somente os que têm qualidade comprovada. Além disso, é necessário cuidado quanto a quantidade, pois o óleo essencial está concentrado. Por exemplo, uma gota equivale a 27 xícaras de chá.
Além de poder usar os óleos essenciais em casa, você também pode contar com a ajuda de terapeutas profissionais para ter um tratamento personalizado.
Fonte: VOGUE