O glaucoma é uma doença ocular crônica e sem cura, mas que pode ser controlada na maioria dos casos. Ocorre quando a pressão elevada no interior do olho, normalmente no decorrer de alguns anos, danifica as fibras nervosas do nervo óptico. Esse aumento de pressão acontece em decorrência da diminuição no escoamento do líquido do olho, chamado humor aquoso, criando acúmulo de líquido dentro do próprio globo ocular.
Adultos maiores de 40 anos costumam ser os mais atingidos pelo temido glaucoma, mesmo que a doença também possa aparecer em jovens e até em crianças.
Prevenção:
A prevenção mais eficaz deve ocorrer diariamente, por meio de visitas regulares ao oftalmologista para ficar atento ao controle de pressão ocular. Isso evita a mais temida das consequências: a perda da visão.
Não utilizar colírios sem prescrição médica também é uma forma de não alterar a sua pressão ocular.Atividades aeróbicas, como caminhada, também podem ajudar no controle da pressão intraocular, mas o mais importante é o acompanhamento médico. É preciso se criar um hábito de visitar regularmente o oftalmologista para que no caso de houver a presença do Glaucoma, seja tratado o quanto antes.
Fonte: Revista Galileu