Dia 29 de Outubro é a data escolhida para relembrarmos sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Também chamado de Acidente Vascular Encefálico (AVE), é mais conhecido popularmente como derrame. É a segunda causa de óbitos no mundo e a principal causa de incapacidade em adultos, que retira milhares de pessoas do mercado de trabalho, além de modificar bastante as suas vidas. Segundo a OMS, a cada 6 segundos uma pessoa morre de AVC no mundo.
Mas o que é o AVC?
Trata-se de uma alteração súbita do fluxo sanguíneo cerebral, ocorrendo comprometimento de circulação de sangue em alguma região encéfalo (composto pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico). Vamos tratar como Cérebro, para facilitar a compreensão.
O oxigênio é um elemento essencial para a atividade normal do nosso corpo, os vasos sanguíneos que transportam oxigênio e nutrientes ao cérebro se rompem ou são bloqueados por um coágulo, ocorrendo então uma alteração na circulação de sangue em alguma parte do cérebro. Essas artérias funcionam como mangueiras, direcionando sangue para regiões específicas.
Quando esse transporte é impedido e o oxigênio não chega as áreas necessárias, o cérebro não consegue obter o sangue (e oxigênio) de que precisa, provocando lesões.
Essa interrupção pode ser causada por duas razões, um entupimento (AVC isquêmico) ou um vazamento nas artérias (AVC hemorrágico).
AVC Isquêmico:
O AVC isquêmico é o mais comum, presente em cerca de 85% dos casos, ocorre quando existe uma obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo nos vasos sanguíneos. O sangue estará impedido de continuar seu trajeto normal, consequentemente a oxigenação dessa região estará afetada.
AVC Hemorrágico:
De maneira semelhante, a forma hemorrágica do Acidente Vascular Cerebral – AVC, também ocorre pela interrupção no fluxo sanguíneo só que não pelo entupimento, mas pelo vazamento de sangue para fora das artérias, contempla cerca de 15% dos casos.
Quais as consequências de um AVC?
As limitações causadas por um AVC dependem da parte cerebral afetada e do tamanho da lesão. Dependendo da área lesionada, os efeitos podem ser diferentes:
- Alterações e/ou perda dos movimentos e sensibilidade;
- Alterações na fala;
- Alterações de compreensão;
- Alterações da maneira como a pessoa pensa ou sente o mundo ao seu redor.
Fonte: Ação AVC