O que o sangue da menstruação diz sobre a saúde da mulher?

Gender Venus symbol made of pills, and peony flower on a pink background.

Desmitificar a menstruação é algo complicado, já que cada mulher tem a sua particularidade.  

O ciclo menstrual padrão dura de 24 a 38 dias e é considerado normal que o fluxo sanguíneo dure até 8 dias a partir do primeiro dia menstrual. 

Prestar atenção na quantidade de fluxo também é importante. Mesmo sendo difícil medir o volume sanguíneo a cada período, especialistas afirmam que é possível ter essa noção, se atentando ao número de absorventes utilizados. O mesmo vale para coletores, absorventes íntimos e outras proteções. “Se você tiver que trocar seu absorvente por um período menor que duas horas é considerado um fluxo acima do normal e deve ser investigado”, destaca Fátima Oladejo, ginecologista, com pós-graduação em medicina legal e perícias médicas pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo). O recomendado ainda, segundo os médicos, é comparar com ciclos anteriores. 

A menstruação acompanha boa parte da vida da mulher e é importante prestarmos atenção em qualquer mudança, já que alterações na cor, cheiro e volume podem indicar doenças. Mas como reconhecer essas variações na prática? 

 

Ciclo menstrual desregulado: 

Se perceber um sangramento fora do comum ou que apresente anormalidade, é recomendado procurar um ginecologista. Isso porque essa mudança no organismo pode estar ligada ao uso de medicações, tumores ou desequilíbrios hormonais. Lembrando que questões emocionais também podem interferir no ciclo menstrual. 

 

Qual deve ser a cor do sangue? 

Essa provavelmente é um dos questionamentos mais comuns dentre as mulheres. Principalmente no início de sua vida menstrual. Embora pareça ser somente um vermelho “único”, o fluxo pode ter diversas tonalidades, podendo indicar problemas de saúde ou nenhum tipo de alteração.  

Veremos abaixo as diversas alterações da menstruação e o que cada uma pode indicar: 

Escuro e sem coágulo:Indica o começo do ciclo menstrual e fluxo intenso. A princípio, não há indicativo de alterações no organismo. 

Escuro e com coágulos: Pode ser sintoma de hemorragia e os coágulos, que são pedaços de sangue mais viscosos, podem indicar a presença de miomas. 

Vermelho vivo: Está ligado ao sangue arterial, pólipos, miomas e tumores malignos. “Não é uma boa referência de prognóstico. Indica uma área com bastante vascularização e sangue”, diz Marcos Takimura, ginecologista obstetra e coordenador do curso de Medicina da Universidade Positivo, em Curitiba (PR). 

Rosado: Pode indicar rompimento do hímen, logo no início da primeira relação sexual. Mas quando o fluxo está mais aquoso também pode ser causado pela diminuição de estrogênio e deficiência nutricional. 

Marrom ou similar à ‘borra de café’: Se manifesta com pequenos escapes e pode ocorrer no início ou final de cada período, mas não é indicativo de doenças. É bem comum em mulheres que usam métodos contraceptivos como DIU e implante subdérmico. 

Laranja:Pode estar misturado com o muco cervical, indicando corrimentos ou até infecções. 

Cinza: Indício de alguma infecção no organismo e é preciso uma investigação minuciosa com o médico. 

 

Fonte: Viva Bem 

Share Button

Você pode gostar...