A pressão baixa (hipotensão), em comparação com a alta, não é tão ruim e, na maioria dos casos, pode ser assintomática e não prejudicial. Alguns especialistas definem a pressão arterial baixa se os números identificados estiverem menores que 90 mm Hg (sistólica) ou 60 mm Hg (diastólica), ou seja, 9X6.
Ela só deve ser motivo de preocupação se estiver atrelada a situações de urgência, como acidentes e infecções, quando ocasiona sintomas como confusão, esfriamento do corpo e batimentos cardíacos acelerados. Nesses casos, é preciso procurar atendimento imediato.
Principais causas da pressão baixa
Desidratação: quando o corpo perde mais água do que é ingerida, os vasos sanguíneos ficam com menos sangue no seu interior, o que acaba baixando a pressão arterial. Isso causa fraqueza, sensação de desmaio e cansaço. A desidratação é uma das causas mais comuns da pressão baixa em idosos ou crianças, especialmente durante o verão.
Deficiência de vitamina B12 e ácido fólico: a falta dessas vitaminas causa a diminuição na formação das células vermelhas do sangue. Com menos sangue, a pressão arterial tende a diminuir.
Alterações hormonais: quando existe alteração na produção de hormônios pela tireoide ou pela glândula adrenal, por exemplo, pode ocorrer a dilação dos vasos que resulta na queda da pressão arterial. Além disso, as alterações da gravidez também podem resultar nessa queda. Por isso, é comum que, durante a gestação, a mulher tenha uma pressão mais baixa do que costumava ter.
Medicação: alguns remédios, como diuréticos e antidepressivos, quando usados durante um longo período, podem causar a diminuição da pressão.
Síncope vasovagal: causando uma perda súbita e momentânea de consciência, a síndrome resulta na diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos. Isso acontece por conta de uma breve redução do fluxo de sangue para o cérebro, ocasionado por um estímulo inapropriado ao nervo vago, um nervo importante para a regulação de funções do corpo.
Sintomas:
- Tontura
- Desmaio
- Vertigem
- Visão embaçada
- Náuseas
- Fadiga
- Falta de concentração
- Alto volume de líquido
Pressão baixa pode matar?
A pressão baixa não é considerada uma doença em si. Porém, deve-se estar atento a situações de urgência e aos sintomas, pois pode estar relacionada a doenças graves, como infarto do miocárdio, embolia pulmonar, diabetes, entre outros. Por isso é tão importante descobrir o que está causando sua pressão arterial baixa para que ela possa ser tratada.
Tratamento
A necessidade de um tratamento específico será avaliada a partir da causa da pressão baixa e da gravidade do caso. Mas, em casos fora de situações críticas, como por exemplo quando causada por medicamentos, provavelmente o uso será suspenso ou alterado.
No entanto, as medidas a seguir podem ajudar a controlar casos de pressão baixa:
- Consuma alimentos ricos em sal
- Beba água
- Use meias compressoras
- Medicamentos (em alguns casos podem ser prescritos medicamentos para controlar a pressão)
Fonte: GNDI