Obesidade Infantil: como prevenir.

obesidade

 

Crianças gordinhas não são mais sinônimo de saúde. Atualmente, a obesidade infantil é uma grande preocupação para os pais e médicos, além de ser um dos maiores problemas de saúde pública a ser enfrentado.

➡ Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde, mostra que 1 em cada 3 crianças brasileiras com idade entre cinco e nove anos está acima do peso recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). ⬅

Sobre Obesidade Infantil

De acordo com a OMS considera que a obesidade é uma epidemia mundial causada por maus hábitos alimentares e falta de atividade física.

➡ É uma doença crônica caracterizada pelo excesso de peso e costuma ser causada pela associação de fatores genéticos, ambientais e comportamentais. ⬅

O aumento da obesidade infantil decorre da alteração na disponibilidade e tipo de alimento consumido, associada a um declínio na atividade física da criança, que resulta em desequilíbrio energético.

Como consequência desse aumento, são observadas repercussões importantes como o desenvolvimento precoce de doenças crônicas como:
▪ resistência à insulina
▪ diabetes
▪ hipertensão
▪ doenças cardiovasculares
▪ distúrbios psicológicos
▪ obesidade na vida adulta

Como evitar a obesidade infantil

Os hábitos alimentares das crianças são formados ainda na barriga da mãe e se estendem nos primeiros anos de vida. Os pais precisam contribuir para que seus filhos tenham uma alimentação adequada e saudável.

O ideal é que não seja oferecido para as crianças, antes dos dois anos, alimentos ultraprocessados e açúcar. É bom evitar suco de frutas e comidas industrializadas, além de refrigerantes.

Atividade física no combate a obesidade infantil

É fundamental a prática de atividades físicas para todas as etapas do desenvolvimento infantil, além de auxiliar no equilíbrio do balanço energético e na prevenção e tratamento da obesidade e de doenças relacionadas à obesidade nesta fase da vida.

➡ Além de evitar doenças crônicas, as atividades físicas auxiliam na melhora do rendimento escolar. ⬅

Fonte: https://bit.ly/2NxsGBe

Share Button

Você pode gostar...