Há quem diga que a ingestão de café faz mal para a saúde, tem quem diga que beber só um pouquinho não faz mal. Afinal, café faz bem ou mal?
De acordo com as mais recentes descobertas o hábito de tomar café em doses moderadas, não oferece riscos ao organismo, ao contrário. O café possui grande riqueza nutricional, além da cafeína que promove efeito estimulante, também possui concentração de polifenóis que são antioxidantes que impedem, ou ao menos diminuem, a ação dos radicais livres, que prejudicam o equilíbrio celular. Segundo recentes descobertas científicas, o café tem diversas propriedades que contribuem para a prevenção de doenças e promoção do bem-estar.
Acelera o metabolismo e queima calorias
Segundo endocrinologista Filippo Pedrinola, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) e da Sociedade Americana de Endocrinologia a cafeína é uma das poucas substâncias naturais que ajudam a queimar calorias.
Aumenta a expectativa de vida
Especialistas da Iarc (InternationalAgency for ResearchonCancer) e do Imperial College de Londres descobriram recentemente que pessoas que consomem café diariamente estão associadas a um risco menor de morte por qualquer causa, principalmente por doenças dos sistemas circulatório e digestivo.
Diminui o risco de depressão
De acordo com os cientistas da Harvard SchoolofPublic Health, este efeito de antidepressivo natural se deve ao estímulo que a cafeína causa no sistema nervoso central, capaz de aumentar a produção dos neurotransmissores cerebrais como noradrenalina, dopamina e serotonina – os hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar.
.
Fortalece a memória
Um estudo realizado na Universidade Johns Hopkins concluiu que duas xícaras diárias de café podem trazer benefícios incríveis para a memória. Observando voluntários que tomaram cápsulas de cafeína acabaram por ter um melhor desempenho nos experimentos de memória do que os que ingeriram placebo. Levando os cientistas a concluírem que a cafeína tem um efeito positivo em nossa memória de longo prazo, tornando-a mais resistente ao esquecimento.
Fortalece o coração
Pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard (HSPH) constataram que beber uma ou duas xícaras de café diariamente pode ajudar a proteger contra a insuficiência cardíaca em até 11%.
Diminui o diabetes
O consumo do café está associado a uma menor incidência de diabetes mellitus tipo 2, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes. A maior pesquisa sobre o tema aferiu uma redução no risco da doença em até 35%. Tudo indica que as propriedades antioxidantes do café podem trazer benefícios para o metabolismo da glicose, desde que ingerido moderadamente.
Alivia os sintomas do mal de Parkinson
Neurologistas da Universidade McGill acompanharam um grupo de 61 pessoas com Parkinson e concluíram que as pessoas que receberam suplementos de cafeína experimentaram uma melhora, principalmente em relação à velocidade de movimento e redução da rigidez, em comparação àqueles que receberam um placebo.
Protege contra o Alzheimer
Uma Pesquisa realizada pela Universidade do Sul da Flórida e da Universidade de Miami monitoraram os processos de memória e pensamento de 124 pessoas com mais de 65 anos e descobriu que aqueles que tiveram níveis mais elevados de cafeína no sangue evitaram o aparecimento do Alzheimer.
Lembrando que nos referimos a doses moderadas de café quando falamos de 4 a 5 xícaras de 50ml por dia, no caso de ultrapassar essas doses, o café pode sim se tornar prejudicial.
Fonte: Saúde Abril