Com a Páscoa chegando, é provável que você esteja cercado por anúncios tentadores de ovos de chocolate. Existem variedades de chocolate ao leite, branco, recheadas, crocantes… É de dar água na boca, não é mesmo? No entanto, para aqueles que estão de dieta ou buscando uma alimentação mais saudável, pode ser um desafio evitar essas delícias.
É aí que entra o amigo da dieta: chocolate amargo! Este por sua vez é bem mais saudável e uma alternativa interessante na Páscoa. Isso não quer dizer que dê para comer o quanto desejar, a boa notícia é que se consumido em quantidades controladas, os ovos com esse tipo de chocolate podem entrar na maioria das dietas.
O único problema, nesse caso, é que muitas pessoas ainda não estão acostumadas com o gosto dos chocolates com menos açúcar e alto teor de cacau. Por isso, acabam dizendo que “não gostam” deles e nem dão chances de apreciá-los.
A nutricionista Adriana Stavro mestre pelo Centro Universitário São Camilo destaca alguns truques que podem te ajudar a acrescentar o chocolate amargo na sua dieta para uma páscoa mais saudável e sem água na boca!
Dicas para degustar o chocolate amargo:
Segundo a profissional, a chave do sucesso é ir se acostumando com o gosto do chocolate amargo aos poucos. Porém, para isso, ela não recomenda começar com as opções menos amargas, muito pelo contrário.
“Comece degustando chocolates com 80% a 85% de cacau, que têm menos açúcar e sabores mais intensos. Diminua gradualmente o teor de cacau do chocolate, passando para porcentagens menores, como 75%, 70% e 60%”, recomenda ela. É preciso degustar lentamente e, entre cada uma das delícias, beber água para limpar o paladar.
Com a diminuição gradual, os chocolates vão parecer cada vez mais doces, ocorrendo uma percepção mais ampliada do açúcar. Assim, você vai começar a notar como os tipos mais comuns são doces demais e os mais amargos têm uma maior complexidade de sabores.
Esse processo permite que o paladar se acostume lentamente aos chocolates mais amargos, desenvolvendo uma apreciação pelos sabores ricos do cacau, ao mesmo tempo em que reduz a preferência por chocolates excessivamente doces.
Benefícios do chocolate amargo:
Vale ressaltar novamente que o chocolate amargo tem vários benefícios para a saúde. Alguns exemplos são:
- Ajuda o sistema cardiovascular
- Tem função contra o diabetes
- Previne a anemia
- Melhora a microbiota intestinal
- É bom para o sistema nervoso
- Traz felicidade e um efeito afrodisíaco
E aí, vai tentar ter uma Páscoa mais saudável neste ano?
Fonte: MSN