A vesícula é um órgão que se assemelha ao formato de uma bolsa, componente importante do sistema digestório humano. Ela tem a função de reservar e concentrar a bile produzida pelo fígado a ser liberada no intestino delgado, cuja função é emulsificar as gorduras dos alimentos a serem digeridos e ajudar na absorção de importantes nutrientes como as vitaminas A,D,E e K.
O excesso de sais ou colesterol podem formar cálculos de vários tamanhos na bile e prejudicar a passagem no cano que é conectado no intestino. São essas pedras que não conseguem ser digeridas que ficando na vesícula, podendo causar dor e mal-estar na região abdominal, dor nas costas, náuseas e vômitos. Mas, algumas pessoas podem ter cálculo na vesícula e não apresentar sintomas.
Os fatores de risco para a ocorrência de doenças nas vias biliares incluem: idade, gênero, nível de atividade física, alimentação e estilo de vida, sendo que cada doença apresenta suas particularidades. O consumo de frutas e vegetais, proteína vegetal, grãos integrais, óleo vegetal e peixe e nutrientes como vitamina C, fosfato e magnésio, tem sido associado a menor risco de desenvolvimento de doenças da vesícula biliar.
Pessoas que tem casos na família, mulheres acima de 40 anos, mulheres que tiveram vários filhos, pessoas obesas ou que tiverem um emagrecimento rápido, ou até casos mais raros como problemas no sangue, podem estar mais propícias a ter os cálculos.
O diagnóstico é feito com facilidade, por meio de uma ultrassonografia de abdômen.
Fonte: Blog da Saúde