Previna-se do câncer de pele

O verão é um dos períodos mais esperados pelos brasileiros e um dos que mais contribuem para o desenvolvimento de doenças de pele, pelo aumento das temperaturas e incidência do dol. O câncer de pele, por exemplo, é o tumor mais frequente no Brasil (30%) e no mundo, segundo o Ministério da Saúde. A doença é causada principalmente pela exposição solar excessiva.

O câncer de pele ocorre quando as células se multiplicam sem controle e pode ser classificado de duas formas: melanoma, tipo mais grave da doença, que tem origem nas células produtoras da substância que determina a cor da pele (melanina), e a não melanoma, mais frequente e responsável pela maioria dos casos de tumores malignos. Com 180 mil novos casos ao ano, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a doença, quando descoberta no início, tem mais de 90% de chances de cura.

Com o objetivo de auxiliar a população, o Porto Seguro Saúde e o Porto Seguro Saúde Ocupacional apoiam o Dezembro Laranja, mês de conscientização sobre o câncer de pele e dão dicas de como as pessoas podem se prevenir da doença:

Evite exposição nos horários em que raios solares são mais intensos

O recomendável por especialistas é evitar a exposição ao sol das 10h às 16h, quando a intensidade solar está mais alta e pode contribuir mais para o desenvolvimento da doença.

Utilize acessórios e roupas apropriadas

Roupas e acessórios com proteção UV, que garantem maior proteção contra os raios solares, assim como chapéus de aba largas, guarda-sol e sombrinhas.

Filtro solar

A utilização de filtro solar, com fator de proteção 15 ou mais, é fundamental para evitar os efeitos da radiação solar. É importante manter a frequência da aplicação, além do uso de protetor labial.

Sintomas

Alguns sinais podem ser importantes para a descoberta do câncer de pele: manchas que coçam ou sangram, sinais ou pintas, que mudam de tamanho, forma ou cor, e feridas, que não cicatrizam em quatro semanas.

Fonte: Revista Cobertura

Share Button

Você pode gostar...