O protetor solar é um item muito importante contra o câncer de pele. Mas, dependendo da forma que for usado, não protege a pele como o desejado. Então, veja algumas dicas de uso correto do protetor:
Atenção com algumas partes do corpo:
Boca e lábios: para evitar as manchas ao redor dos lábios e do bigode, use também batons e hidratantes labiais com FPS.
Cantos e ponta do nariz: eles ficam expostos mesmo com chapéu e óculos.
Nuca: por ficar atrás, passa despercebida.
Orelhas: estão entre as áreas mais afetadas pelo esquecimento.
Mãos: embora apliquemos o protetor com elas, as coitadas não ganham a devida atenção.
Dorso dos pés: releve a areia grudando ali, pois a queimadura é pior.
Use na cidade:
O protetor deve ser usado no dia a dia, e não só para ir à praia ou à piscina. Camisas curtas ou decotadas, bermudas e saias também deixam os membros descobertos. Embora a intensidade dos raios solares seja maior no verão, os níveis de radiação ultravioleta nas outras estações podem causar danos a pele também.
Usar a quantidade certa:
Cerca de uma de sopa para o tronco, outra para as costas, além de uma para cada perna e braço. Já no rosto e na nuca, basta uma colher de chá.
Intervalo recomendado para reaplicar:
O ideal é aplicar de duas em duas horas, pois ele vai sendo absorvido pela pele e seu efeito se torna cada vez mais fraco. Esse intervalo é ainda menor para quem entrar na água ou estiver transpirando bastante.
Olho na validade:
Estando com a validade vencida, ou dependendo de onde e como ele foi guardado, podem se formar colônias de fungos e bactérias no interior da embalagem, provocando irritações e outros problemas cutâneos.
Fonte: Saúde Abril