Relação da idade com a comida

comida e idade relação   A nossa relação com a comida se inicia quando ainda bebês e isso vai mudando com o passar do tempo. Cada pessoa tem uma relação diferente com os alimentos, mas se têm algo que é certo é que comemos quando estamos com fome e quando não estamos também.

Estímulos como aromas, sons, propagandas são as principais causas da ingestão excessiva de alimentos.

Existem sete idades do apetite, vamos conhecer melhor cada uma delas e como isso pode ajudar na ingestão excessiva ou insuficiente de alimentos.

Entendendo a Relação da idade com a comida

▪ Primeira década de vida É quando os alimentos são inseridos na vida alimentar da criança. É importante que haja uma familiarização de verduras e legumes para que seja estimulada uma educação alimentar.
▪ Segunda década de vida É importante que os jovens, na famosa puberdade, sejam orientados nessa fase para que adotem hábitos e preferências alimentares melhores. Já que, sem essa orientação o comum é se entregar a fast foods e comidas ultra processadas.
▪ Terceira década de vida O ganho de peso é favorável nesta época da vida, já que há grandes mudanças no estilo de vida. É por isso que pesquisadores têm procurado estudar a sensação de saciedade, buscando entender como melhor controlar essa questão.
▪ Quarta década de vida Auge da vida profissional e do estresse causado por ele, mudanças de apetite e hábitos alimentares vão aparecendo fazendo com que ou a pessoa coma muito ou perca a vontade de comer. Isso depende de pessoa a pessoa, e pode levar a quadros de compulsão alimentar e a obesidade.
▪ Quinta década de vida De acordo com a OMS é a época em que o tabagismo, sedentarismo e dietas inadequadas mais impactam a saúde. Já na faixa dos 40 a 50 anos, alguns começam a mudar os hábitos alimentares por causa de problemas de saúde.
▪ Sexta década de vida É quando se inicia a Sarcopenia, ou seja, a perda gradual de massa muscular. Nessa fase, lanches enriquecidos com proteínas são uma boa forma dos adultos aumentarem a ingestão de nutrientes.
▪ Sétima década de vida e última fase do apetite Cada vez a população está vivendo mais e é preciso manter uma boa qualidade de vida nesta época para que não nos tornemos uma sociedade de pessoas idosas e doentes. É comum que haja uma perda de apetite, podendo ser ocasionada não só pela idade mas por causa de alguma doença.

➡ É preciso ver as refeições como uma oportunidade de extrair o máximo de nutrientes e efeitos positivos que os alimentos podem nos oferecer. Fazendo com que a o horário da refeição seja um experiência social e cultural e, cada vez melhor aproveitada por todos.

Fonte: https://glo.bo/2MAbPgT

Share Button

Você pode gostar...