Repelentes são seguros e podem ser usados por gestantes

Repelentes ambientais e inseticidas

Repelentes ambientais e inseticidas também podem ser utilizados em ambientes frequentados por gestantes desde que cumpram as regras de registro na Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e sejam obedecidos todos os cuidados e precauções descritas nos rótulos dos produtos.

Os produtos utilizados no combate e/ou no controle da população do mosquito Aedes aegypti geralmente são de dois tipos:

• Inseticidas

Indicados para matar os mosquitos adultos e são encontrados principalmente em spray e aerossol.

• Repelentes

Apenas afastam os mosquitos do ambiente, podendo ser encontrados na forma de espirais, líquidos e pastilhas utilizadas, por exemplo, em aparelhos elétricos. Os repelentes utilizados em aparelhos elétricos ou espirais não devem ser utilizados em locais com pouca ventilação nem na presença de pessoas asmáticas ou com alergias respiratórias. Podem ser utilizados em qualquer ambiente da casa desde que estejam, no mínimo, a dois metros de distância das pessoas.
Produtos não registrados pela Anvisa.

 

Os inseticidas “naturais” à base de citronela, andiroba e óleo de cravo, entre outros, não possuem comprovação de eficácia nem a aprovação pela Anvisa até o momento. Portanto, todos os produtos anunciados como “naturais”, comumente comercializados como velas, odorizantes de ambientes, limpadores e os incensos, que indicam propriedades repelentes de insetos, não estão aprovados pela Agência e não possuem eficácia comprovada.

Vale ressaltar que não há medicamentos aprovados com a finalidade de repelir insetos. A Vitamina B ou Tiamina não apresenta eficácia comprovada como repelente e esta indicação de uso não é aprovada pela Anvisa.

Confira os repelentes de insetos de uso tópico regularizados na Anvisa: http://www7.anvisa.gov.br/datavisa/Consulta_Produto/consulta_cosmetico.asp

Consulte também os produtos considerados repelentes ambientais e inseticidas regularizados pela agência:
Registrados: http://www7.anvisa.gov.br/datavisa/Consulta_Produto/consulta_saneante.asp
Notificados: http://www7.anvisa.gov.br/datavisa/Notificado/Saneantes/NotificadoSaneante.asp.

Fonte: Blog da Saúde / MS –  http://www.blog.saude.gov.br/combate-ao-aedes/50443-repelentes-sao-seguros-e-podem-ser-usados-por-gestantes.html

 

Share Button

Você pode gostar...