Riscos com tatuagens e piercings

Se você quiser colocar um piercing ou fazer uma tatuagem, considere algumas situações para evitar riscos. Lembre-se que para alguns procedimentos há necessidade de autorização dos pais se você for menor de 18 anos.

Vale sempre a pena discutir estes tópicos com seu endocrinologista se você for diabético(a) para evitar maiores problemas.


Alguns riscos:

  1. Infecção no local da tatuagem, principalmente se o local onde esta fazendo não é limpo ou se você tem dificuldade em manter limpa a tatuagem.
  2. Se a agulha ou tinta não estiverem estéreis há risco de contaminação por hepatite B ou C, HIV ou outra doença contagiosa. Veja se a loja é limpa e se tem referencias, em caso de duvidas, não faça a tatuagem ou coloque piercings neste local. Outros locais a se evitar, são festas ou festivais.
  3. Há risco de relação alérgica às substancias usadas no equipamento e nas tintas da tatuagem.
  4. Pode haver inchaço ao redor do piercing. E você pode sangrar muito especialmente em áreas com muitos vasos sanguíneos como, por exemplo, na língua.
  5. Há risco de você mudar de ideia após terminar a tatuagem. Como a tatuagem é algo permanente, pense bem antes de fazer, pois retirar é algo muito difícil.
  1. Se você tem diabetes e sua glicemia não estiver bem controlada, o risco de problemas com cicatrização e infecções pode ser maior. Fale com o seu médico antes.
  1. Você pode desenvolver cicatrizes ou queloides no local

Lembre-se: procure ajuda se notar qualquer sinal de infecção.

A regra de ouro é : “não faça nada se estiver bêbado – você pode viver para se arrepender!”

Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes

Share Button

Você pode gostar...