.
Atualmente, a decisão de adotar ou até mesmo comprar um pet ganhou bastante força com a conscientização sobre a importância da doação e o mundo de admiradores de pets que percebemos a nossa volta.
O fato é que o ato de adquirir um animalzinho, seja ele cachorro, gato ou qualquer outra espécie, pode fazer muito bem para a sua saúde mental.
Você sabia que ter um animal de estimação estimula o sistema límbico do cérebro, ligado às emoções? O próprio nome diz: animal de estimação, ou seja, é um ser a estar numa relação de carinho e afeto, ser estimado por alguém.
Cientificamente, a relação de afeto, cuidado e sensibilidade aumenta os níveis de oxitocina que estimulam, por sua vez, a produção de serotonina e dopamina, hormônios neurotransmissores responsáveis pelo bem estar e prazer.
Confira agora alguns motivos e, se você ainda não tem nenhum bichinho, pode ser a hora de pensar em ter um!
Solidão? Não com seu companheiro ao lado!
Dizem por aí que o cão é o melhor amigo do homem… E no caso, podemos dizer que sim! Os pets não deixam a solidão bater na porta dos seus tutores, proporcionando o seu bem estar mental. Principalmente em se tratando de pessoas que moram sozinhas e acabam se isolando mais.
Os pets serão a melhor companhia, em alguns casos podem até mesmo nem se desgrudar do seu tutor, além disso alguns deles exigem passeios diários, fazendo com que a pessoa tenha que sair de casa para uma boa caminhada e quem sabe, bater um papo com os vizinhos, conhecer novas pessoas em áreas comuns a pets…
Eles são importantes também para crianças e idosos. O envelhecimento saudável proporcionado pela companhia de animais de estimação estimula a vitalidade e o fortalecimento do sistema imunológico.
.
Pets e amor próprio, já parou para pensar nisso?
Pode parecer estranho, mas essa é mais uma influência que os pets têm sobre nossa saúde mental.
Os animais de estimação tornam seus tutores mais felizes, seja por conta da sua companhia, seja pelas brincadeiras ou até mesmo pelo carinho. Esse conjunto de coisas promovem o bem estar e como consequência disso, um aumento na autoestima.
O ponto alto da relação humano x pet é justamente o fato de que o seu animal não faz julgamentos: você pode ser você mesmo, independente de qualquer situação o seu bichinho sempre estará com você.
Eles são tão incríveis que até ajudam a reduzir o estresse.
Depois de um dia de trabalho, com prazos para cumprir, pressão do chefe, necessidade de atingir metas e muita dor de cabeça, existe coisa melhor do que chegar em casa e ser bem recebido pelo seu melhor amigo? A verdade é que os bichinhos conseguem transformar qualquer dia nublado em um dia ensolarado. Portanto o bem estar é garantido, e estar com seu amigo é um ótimo tratamento para evitar todo tipo de estresse. Está comprovado que dedicar um pouquinho do seu tempo por dia ao seu bichinho de estimação equivale a um bom tratamento à base de remédios.
Com o seu pet ao lado, você pode evitar a depressão.
A depressão atinge principalmente a vontade da pessoa em realizar as tarefas do dia a dia.
Mas quando se tem um pet em casa, é preciso cuidar e até mesmo passear então fica mais difícil se abater e deixar algumas tarefas de lado. Trazendo sobretudo um propósito ao cotidiano da pessoa.
Além de que é garantido ter bons momentos de carinho e brincadeiras, fazendo com que a pessoa se sinta mais feliz e menos solitária.
Eles te ajudam até a desenvolver senso de responsabilidade.
A melhor maneira de aprender a importância dos seus próprios atos é ter alguém sob a sua responsabilidade: seu pet precisa ter uma rotina diária de alimentação, cuidados, higiene, exercícios etc. E se você não cuidar corretamente do seu bichinho, terá consequências… Além disso, em alguns momentos você deverá tomar algumas decisões para o bem estar do seu fiel amiguinho, e com isso também se aprende a tomar as melhores decisões.
Fonte: Center Vet