Sintomas de tuberculose devem ser tratados o mais rápido possível

Desde 2003, o Ministério da Saúde elegeu a tuberculose como um dos problemas prioritários a ser combatidos pela saúde pública. Inclusive, ela faz parte das metas do milênio, com o objetivo de, até 2015, erradicar os óbitos causados pela doença.

Então fique ligado: tosse por mais de três semanas – acompanhada ou não de febre no final do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso ou dor no peito, são indícios de que você pode estar com tuberculose. Então, procure o mais rápido possível à unidade de saúde mais próxima, para começar o tratamento.

Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza a prevenção e o tratamento para a doença. Durante o período de vacinação a BCG serve para imunizar as crianças. O tratamento para as pessoas que possuem a tuberculose é feito à base de antibióticos 100% eficaz. Durante os dez primeiros dias de tratamento, os sintomas da doença são minimizados, no entanto, não pode haver abandono. A cura leva seis meses, e em alguns casos o paciente acaba desistindo antes do tempo. Para evitar o abandono do tratamento é importante que o paciente seja acompanhado por equipes com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e visitadores devidamente preparados.

A tuberculose é transmitida de pessoa para pessoa, ao respirar, tossir ou falar. O doente com tuberculose nos pulmões espalha no ar as bactérias que podem ser aspiradas por outras pessoas. Para evitar a contaminação de outras pessoas o doente deve evitar ambientes fechados e mal ventilados, que favorecem a transmissão da doença.

24/03 – Dia Mundial de Combate a Tuberculose

Fonte: Blog da Saúde/Ministério da Saúde – http://www.blog.saude.gov.br/index.php/programasecampanhas/32120-52sintomas-de-tuberculose-devem-ser-tratados-o-mais-rapido-possivel

Share Button

Você pode gostar...

Deixe um comentário