O que é a sinusite?
Trata-se de uma inflamação da mucosa dos seios da face, uma região formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. A doença pode ser decorrente de uma infecção, quadro alérgico ou qualquer fator que atrapalhe a correta drenagem de secreção dos seios da face.
Tipos de sinusite:
Aguda: quando os sintomas estão presentes por um período inferior a 12 semanas. Costuma ocorrer dor de cabeça na área do seio da face mais comprometido, obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.
- Crônica: quando o inchaço e a inflamação dos seios nasais estão presentes por mais de 12 semanas. Os sintomas são os mesmos, podendo variar de intensidade. A tosse costuma ser o sintoma preponderante, ocorrendo geralmente a noite e aumentando de intensidade quando a pessoa se deita, pois a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas disparando o mecanismo de tosse.
Especialistas que podem diagnosticar a sinusite são:
- Otorrinolaringologista
- Clínico geral
- Pediatra
Algumas recomendações:
- Evite o ar condicionado, pois além de ressecar as mucosas e dificultar a drenagem de secreção, pode disseminar agentes infecciosos (especialmente fungos) que contaminam os seios da face.
- Estando com gripe, resfriado ou em crise alérgica, hidrate-se bastante (pelo menos dois litros de água por dia), e use de duas a três gotas de solução salina nas narinas, várias vezes ao dia.
- Procure um médico se os sintomas persistirem. O tratamento inadequado da sinusite pode fazer com que a doença se torne crônica.
Fontes: Minha Vida
Dr. Drauzio Varella