Com o apoio da revista National Geografic, o escritor Dan Buettner visitou as chamadas “Zonas Azuis”, que são cidades conhecidas por possuírem o mais alto nível de bem-estar e longevidade do mundo, sendo elas: Sardenha, Itália, Okinawa, Japão, Costa Rica, Grécia, Califórnia e afins.
Como alcançar uma vida longa e feliz
Dan Buettner escreveu o livro “A Solução das Zonas Azuis” que reúne hábitos de vida, como: dieta, atividades físicas e forma de organização social das pessoas que vive, nessas regiões. Veja as principais dicas do autor para alcançar a famosa ‘Zona Azul’:
▪ Movimente-se: cuidar do próprio jardim, andar de bicicleta, preferir as escadas ao elevador, e caminhar para ir até a padaria, são algumas formas simples de incorporar mais movimento ao dia-a-dia. A maioria dos entrevistados pelo autor levam uma vida naturalmente ativa.
▪ Tenha um objetivo: ter um propósito, um motivo para acordar todas as manhãs, é algo que irá a te ajudar a ter uma vida mais leve.
▪ Reduza o estresse: o estresse contínuo pode causar estragos em nosso corpo, produzindo inflamações, colocando-nos em risco para uma série de doenças. Para combater os estresses, os centenários das Zonas Azuis incluem rezar, passar o tempo com os amigos, cochilar e fazer breves pausas durante o dia para agradecer ao universo pelos antepassados.
▪ Prefira uma dieta baseada em vegetais: tenha uma dieta rica em legumes frescos, nozes, feijão, soja , lentilha etc…
▪ Estreite os laços familiares: na região, a ordem é priorizar a qualidade do tempo com seus entes queridos, inclusive, muitos fazem parte de núcleos grandes, compostos desde avós até tios que moram na mesma casa ou nas proximidades.
▪ Beba vinho tinto: A American Heart Association reconhece benefícios do consumo moderado do vinho para a saúde (uma ou duas taças por dia).
▪ Tenha um círculo social positivo: Você se torna a média das cinco pessoas que têm mais proximidade, ter um grupo de amigos confiáveis que promovam comportamentos positivos é crucial para a longevidade, de acordo com Buettner.
Fonte: https://bit.ly/2ATofsS